PIB tem maior crescimento em 12 anos


O PIB teve o maior crescimento em 12 anos, com alta de 5,8% no primeiro trimestre de 2008. O Produto Interno Bruto totalizou R$ 665 bilhões no período, segundo o IBGE.

O valor é superior ao registrado em igual período de 2007 e maior em 0,7% ao apurado no quarto trimestre do ano passado. A gerente de contas trimestrais do IBGE, Rebeca Palis, detalha os destaques que resultaram na elevação do PIB. Durante a feira do setor da saúde em São Paulo, Miguel Jorge salientou que os números do primeiro semestre são impressionantes.

O presidente da República comemorou o índice, lembrou o passado e disse que o Brasil “se encontrou consigo mesmo”. Lula afirmou, ainda, que a indústria brasileira tem condições de ser o carro-chefe do dinamismo do setor. Ele afirmou que, para o país continuar crescendo, é preciso evitar a volta da inflação. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que uma ligeira desaceleração do PIB era desejável porque a demanda estava muito aquecida. Ele declarou que “é preciso jogar um pouco de água na fervura”, explicando o temor da inflação.

O vice-presidente José Alencar aproveitou para voltar a criticar a atual política monetária que, segundo ele, inibe os investimentos. Para o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, o Brasil não deve perder tempo e que a evolução tem que se dar a longo prazo. O economista Sérgio Valle fala sobre as perspectivas do crescimento brasileiro. Ouça.

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: