Depois de quatro audiências públicas, o Ministério da Justiça apresentou na terça-feira, 10, uma proposta para regulamentação do serviço de call center: de acordo com o documento, este tipo de atendimento deverá passar, a partir de agosto, a ter tempo de espera máximo de 60 segundos.
Outras obrigatoriedades previstas pela nova regulamentação: o atendimento deve ser gratuito e funcionar 24 horas por dia, informa a Folha. Também será proibido o repasse do chamado de um cliente para vários atendentes.
Para compor as regras, o Ministério ouviu mais de 80 pessoas físicas, nove órgãos do governo e empresas e associações diversas. A partir de agosto, as empresas que não cumprirem o regulamento estarão sujeitas a penalidades presentes no Código de Defesa do Consumidor.
Confira todos os itens previstos na nova regulamentação para call centers: – tempo de espera máximo de 60 segundos;
– contato direto com o atendente como primeira opção do menu de atendimento;
– serviço gratuito;
– atendimento 24/7
– atendentes capacitados tecnicamente para responder às perguntas do consumidor;
– um atendente só para resolver cada caso
– demanda de cliente acompanhada pela internet;
Comentários
BOA TARDE, ESSAS MUDANÇAS SE FUNCIONAR NA PRÁTICA. AS OPERADORAS DE CELULAR VÃO DEMITIR FUNCIONÁRIOS, POIS SETORES PARA TRANSFERENCIAS, SERÃO DESATIVADOS; OCASIONANDO SIM DEMISSÃO EM MASSA. LEVANDO AS OPERADORAS REDUZIR FUNCIONÁRIOS DURANTE A NOITE, POIS NÃO HAVERÁ FILA DE CLIENTES, FOI UMA SOLUÇÃO MEIO QUE DESESPERADORA; SE VAI MELHORAR, VAMOS ESPERAR PARA VER.