Um ano após o lançamento do multifuncional iPhone, na edição de 2007 da conferência anual WWDC, a Apple anunciou em São Francisco, uma nova versão do telefone celular com recursos de iPod, mais fino e habilitado para redes de telefonia da terceira geração – 3G ( clique aqui e confira fotos do aparelho). O novo modelo será vendido ao custo de US$ 199 (8GB) e US$ 299 (16GB) – bem abaixo do preço atual de US$ 399 e US$ 499 – em 22 países a partir de 11 de julho e em 70 países no total até o fim do ano – incluindo o Brasil.
O fundador e diretor-executivo da companhia, Steve Jobs, anunciou o novo iPhone mais fino e com opção de cor preta. A alta capacidade de acesso rápido à internet ganhou do executivo a expressão “a jato” (“zippy”) por estar habilitado para os padrões Wi-Fi, 3G e EDGE. ( Apple formaliza chegada do iPhone ao Brasil pela Claro )
– Ele é incrivelmente veloz – afirmou Steve Jobs ao exibir o novo aparelho.
O novo iPhone traz, entre outras novidades, sistema de localização via satélite (GPS), opção que até então o aparelho não oferecia, e diversos aplicativos novos, criados por desenvolvedores (APIs) em todo o mundo, como parte do pacote iPhone 2.0. O software de atualização do multifuncional permite, entre outros recursos, suporte para Microsoft Exchange ActiveSync, e para aplicativos de terceiros.
Durante sua apresentação, o executivo chegou a exibir uma comparação realizada entre o iPhone 3G e os rivais N95 8GB, da Nokia, e Treo 750, da Palm.
Entre os novos recursos estão ainda games, como o Super Monkey Ball, da Sega, um programa que simula teclados de um piano e outro, o MIMvista, que permite visualizar diagnósticos médicos e exames na tela do aparelho. O novo iPhone também oferece versões dos principais aplicativos em oito novos idiomas – entre eles finlandês, japonês e chinês.
Jobs reforçou ainda que um dos novos desafios do aparelho será ganhar uma versão acessível “para as massas”.
GL