Livro: Paulo Maluf conta sua história


O deputado Paulo Maluf (PP – SP) é um dos políticos mais controvertidos do País e um dos principais protagonistas da história recente do Brasil. Boa parte do que viveu ao longo de 41 anos de vida pública Maluf relata, agora, em Ele, Paulo Maluf, trajetória da audácia, livro escrito pelo jornalista Tão Gomes Pinto a partir de depoimentos feitos pelo deputado.

Na maior parte do livro de 240 páginas Maluf tenta desfazer a imagem de preposto do regime militar. Não é tarefa fácil. Durante os 21 anos em que os generais ditaram os destinos do País, Maluf sempre esteve no poder, como presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), secretário de Estado, prefeito nomeado e governador de São Paulo eleito indiretamente.

Maluf nunca subiu nos palanques que exigiam o fim da ditadura e foi o candidato do partido do governo contra o oposicionista Tancredo Neves no Colégio Eleitoral em 1985.

Ao descrever os conchavos promovidos pelos generais, muitos deles sem prova testemunhal, Maluf procura transparecer que sua trajetória política devese mais à insistência pessoal do que propriamente aos laços que mantinha nos altos escalões da caserna.

“Paguei alto o preço de ser rotulado como o candidato dos militares sem nunca tê-lo sido efetivamente”, diz Maluf, referindo-se à disputa no Colégio Eleitoral em 1985. O deputado relata no livro que várias vezes ouviu de Delfim Netto de que em reuniões com ministros o general presidente, João Figueiredo, dizia: “Esse turco não sentará em minha cadeira.” Segundo Maluf, o candidato de Figueiredo era o próprio Figueiredo, mas os militares jogavam suas fichas no ex-ministro Mário Andreazza.

Maluf conta que enfrentou o general e acabou impondo a sua candidatura pelo PDS. “Percorri o Brasil, derrotei Andreazza na convenção do partido e acabei abandonado por meus próprios companheiros, que liderados pelo presidente apoiaram silenciosamente Tancredo. Eu tinha idéias mais arrojadas que o Tancredo, mas ele ficou com o marketing da Nova República e eu com o rótulo de candidato dos militares”, diz Maluf.

Isto É

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Edson Gama  On agosto 2, 2012 at pm:42 pm

    Maluf e o Padrinho dos pobres , sempre serei Malufista. O povo brasileiro que esta perdendo sem Maluf na presidência.

  • antonio maria claret s marialva  On maio 22, 2009 at am:04 am

    Pela derradeira vez neste “site” escrevo , para dizer ao Salomano e al Delfim, cujos nomes apresaentados certamente não são verdadeiros ou simples alcunhas semelhante à “lula”! Quem usa “nome de guerra” é militar (por tradição mundial), prostituta ou bandido!
    Já o Reginaldo, tenho absoluta certeza que usou seu nome verdadeiro numa atitude democrática de protesto que é um direito inalienável de qualquer cidadão e tenho respeito ao Reginaldo, que declarando-se pessoa de poucas posses e de estudo fundamental, demonstrou uma atitude individual com respeito e cidadania ìmpar! Parabéns, Reginaldo!
    Quanto ao Salomono, digo, seromano, desconheço tal nome ou família na história do Brasil ou na história do planêta, posto que não consta dos arquivos de genealogia Mórmon, catalogada pela IBM desde os anos vinte do século passado!
    Seromano, safado é todo aquele que se acoberta sob lençóis de seda e dorme sobre colc~hões de pena de ganso e repousa sobre seu crânio ôco em travesseiros de dólares manchados com o sangue dos inocentes…Há pelo menos 500 anos anos eu sei que um povo, cuja terminologia semântica é a mesma que você usa, vem destruindo as instituições morais e religiosas, bem como a própria natureza, nas devastações da biosfera e roubando o “ouro negro”, do Islã, numa sedução desvairada que, JURO, nem Deus e nem o Diabo entendem!
    Portanto, meu caro, mau “imail” é antonioclaret50@uol.com.br ou antonioclaret50@hotmail.com!
    Se quiser um encontro, aceitarei de bom grado! rsrsrsr!

  • antonio maria claret soares de marialva  On abril 18, 2009 at am:42 am

    Chefe.
    Gostaria de foto de Vossa Excelência , pazra colocá-la em minha casa e nos Quartéis.

  • antonio maria claret soares de marialva  On abril 18, 2009 at am:29 am

    a CADA CANTO….A CADA ENCANTO…..
    Newm os filhos ,nem os netos sossegam a alma errante do Paulinho….
    Nem osa carinhos da
    Silvia são capazes de sossegar o aflito coração do “brimo”, que mesmo em avançados de dias fervilha mde noite e de dia….
    Maldito amor que me consome e me faz viver além de todo o tempo……
    De que me vale todo dinheiro, se não pude fazer mais….
    O Antonio Ermírio, conseguiu, por fim A Usina que queria….
    Hoje ele faz caridade com “a mão do gato” !
    Ai…Meu Deus, quantas vezes chorei no colo da Silvia…..
    Quantas vezes chorei por meu amado povo…..
    Odeio a mim mesmo por ter amado meu povo mais que a Silvia ou meus filhos…..
    E…o mentiroso do Antonio Ermírio me venceu…..
    E os mentirosos do Figueiredo, Lula, Alckmim e até o vagabundo do Marcos Valério, me venceu……
    Isso, sem falar no Covas, no |Zé dirceu, quando eu comandava o Doi code e a Obam…….Todos cachorrinhos vira-latas que se dobraram, cagaram e mijaram diante do ESTADO, SS , que transformou a Nação na união de um poo nacionalista……

    RÉQUIEN AO DR PAULO!

    Se esses “vira-latas” desde o covas, Antonio Ermírio, Alckimim, Serra, pensam que são Autoridades….já morreram…..
    Inadmissível um analfabeto ser um preidente que vendeu-se aos bildengergs e ao câncer Global , me3ntiroso que disse que ia acabar com aq fome e que só acabou com a fome dele próprio….
    “Semente4ira de mentirosos, como osw Judeus”
    Tudo que falo eu provo!
    E mando um recado aos mentiros!
    Não haverá mais holocausto!
    Pois não sobrará judeu algum prá contar a história da humanidade!
    Digo, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Santa Madre Igreja!

    Abrços ao Dr. Paulo!

  • antonio maria claret soares de marialva  On abril 18, 2009 at am:24 am

    Dr. Paulo.
    Nas ruas e nos quartéis já me cansei de ver desordens…..
    Soldados se voltam contra Oficiais num desrespeito que afronta as instituições do ESTADO…..
    No Judiciário, moleques de voltam contra juristas e juízes antigos, por um punhado nde dólares…..
    Na polícia civil, moleques aloprados se voltam contra Delegados velhos e experientes, desafiando-os por um punhado de dólares….
    Inadmissível, moleques corruptos, desafiarem as autoridades do ESTADO!”….
    Inadmissível, analfabetos políticos pretenderem travestir-se de Agentes do Estado, sem que honra tenha….
    Dr. Paulo
    O ESTADO precisa de Vossa Excelência!
    Dê-nos, pelo menos um sinal de vida e Honra!
    Uma grata saudação tenho vontade de fazer….
    Porém a Lei me proíbe….
    HEIL!!!

  • antonio maria claret soares de marialva  On março 14, 2009 at am:06 am

    Dr Paulo, as crianças precisam ouvir e aprenedr….
    Popsso falar, ou vão me bloquiear outrra ves……
    O sistema usado po vossa Exçelência é o sitema amréricano de “robot ciberrtnético”Isto é ridículo e inviável para um polítici de tal envergadur!
    Usar “robot” não condiz com você Maluf!(mudei o tratamento!) Fui bloqueado duas vezes falndo bem e aconselhando Jovens!Antesw que eu seja “bloqueado” novamentte, quero nresoiosta em meu “site”

    Dr. Paulo, não gosto de conversar com máquinas!
    Abraços

  • antonio maria claret soares de marialva  On março 10, 2009 at am:57 am

    Dr. Paulo.

    A mim me parece que está na hora de Vossa Excelência escrever novo livro, porém mais abragente, onde coloque assuntos pol´´iticos-mundiais recentes, bem como sobre as atuações das “sociedades secretas” da “Nova Ordem” , assuntos sobres os quais quais Vossa Excelência está há mais de meio século ciente.
    Tenho certeza, que será um novo “Best -Seller” na literatura mundial, uma vez que sua cultura e conhecimento sobre a vida política das Nações supera em muito à do Barak Obama cuja trajetória espero não seja a de um cavalo negro que no jogo de xadrez é manipulado pela torre onde dormita a rainha cujo rei é “Iluminatti” e cuja luz brilha em labaredas de fogo que assustam seus vassalos….!
    E como dizia meu finado amigo e poeta portugues Agostinho Melhada:
    _ “Nos últimos trinta anos, só ví tres Estadistas dignos…Mandela, Lady Diana e o tal de Maluf da vossa terra!”

    Surpreso! Perguntei….:
    _ Mandela lutou pela libertação dos negros da África! A LadY, maravilhosa foi morta por amar os pobres, mas por quê o Dr Paulo?(sabendo ele que eu sou Malufista)!…e ele…:
    _ Porque, embora tenha seus defeitos, nunca foi mentiroso…e um político que não mente é um grande Estadista!….

    Portanto, Dr. Paulo, exorto para que escreva mais, e ensine a política à juventude! Pois, na pior das hipóteses, este será o seu mair legado ao nosso País e aos nossos amigos setentrionais!

    Além disso, Governador! Persista na política, pois toda Força de Segurança do Estado de São Paulo têm o respeito, Lealdade e obediência devida!!!

    Um Grande Abraço!

  • LUCILIA RIBEIRO PINHEIRO  On janeiro 3, 2009 at pm:43 pm

    AGUARDO COM FÉ E ESPERANÇA O SEU PRONUNCIAMENTO.
    AGRADEÇO DESDE JÁ A VOSSA VALIOSA ATENÇÃO.

    ATENCIOSAMENTE,

    LUCILIA RIBEIRO PINHEIRO

  • LUCILIA RIBEIRO PINHEIRO  On janeiro 3, 2009 at pm:41 pm

    COMO O DR. PODE VER, SOMOS MUITOS INJUSTIÇADOS,SERIA UM SONHO REALIZADO SE O DR. PODESSE NOS AJUDAR.
    SEI QUE SUAS RESPONSABILIDADES SÃO MUITAS, PORÉM PENSE NO QUE ESTOPU LHE CONFESSANDO, MEDITE,REFLITA O SEU CORAÇÃO GENEROSO É GRANDE E FORTE, PODE ABRAÇAR ESSA CAUSA!A ESPERANÇA SURGE PARA MIM COMO UM CLARÃO;E O SENHOR É UM BANDEIRANTE DE AMOR, OUSADO.NO MUNDO ,ALGUNS TE ENTENDEM,OUTROS NÃO, MAS A TUA FÉ FLAMEJE E ALCE O TEU BRADO.GLORIA A TI CAMPEÃO TÃO CONHECIDO:DAS AREIAS,DOS MARES E DA AMPLIDÃO!TU CONFIAS EM JESUS CRISTO NO OULVIDO, E POR ISSO ÉS UM CAMPEÃO!

  • LUCILIA RIBEIRO PINHEIRO  On janeiro 3, 2009 at pm:33 pm

    A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO, É SÓ DE FAIXADA, NÃO FAZ NADA COM MEDO ,É UMA VERDADEIRA DITADURA, E TODOS TEEM MEDO,POR ISSO DIZEM QUE ELE FARÁ UMA CRECHE GRANDE PARA DERRUBAR AS NOSSAS, MAS CONFIAMOS EM DEUS,ELE NOS FORTALECERÁ E HÁ DE APARECER UMA SAÍDA PARA NÓS ,POIS O NOSSO CENSO ESCOLAR TODOS OS ANOS ,SÃO REGISTRADAS MAIS DE 400 CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 6 ANOS A BAIXO.SOU PROFESSORA HÁ MAIS DE 25 ANOS, SOU CONHECEDORA DAS LEIS, PORÉM AQUI AS COISAS CORREM FROUCHAS,E NÓS SOFREMOS COM ISSO.A SECRETÁRIA DIZ QUE NADA PODE FAZER, QUE O GESTOR É QUE DETERMINA TUDO!

  • LUCILIA RIBEIRO PINHEIRO  On janeiro 3, 2009 at pm:28 pm

    SE O DR. LER ESTA PÁGINA,ME ENVIE UM IMAIL, QUERO MUITO CONVERSAR COM VOÇE,TENHO CERTEZA QUE PODERÁ ME AJUDAR A CONTINUAR MEUS TRABALHOS SOCIAIS AQUI NO MEU MUNICIPIO ONDE ATÉ O FUNDEB QUE É DIRECIONADO A NOSSAS CRECHES O SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA NÃO NOS REPASSA!É UMA VERDADEIRA VERGONHA,TIVE QUE FAZER UM QUEIXA NO MINIOSTÉRIO PÚBLICO,MAIS ATÉ AGORA SÓ TENHO RECEBIDO AMEÁÇAS DOS AMIGUINHOS DO PREFEITO QUE FAZ UMA ADMINISTRAÇÃO AUTORITÁRIA SEMDAR DIREITOS A SECRETÁRIO NENHUM ADMINISTRAR AS VERBAS DE SUA SECRETARIA.

  • LUCILIA RIBEIRO PINHEIRO  On janeiro 3, 2009 at pm:23 pm

    PORTANTO, ERGA MAIS A SUA CABEÇA,CONTINUE ASSIM,AUSTERO,LABORIOSO EM SEUS TRABALHOS, A RECOMPENÇA É DIVINA E VOÇE A TERÁ!SOU SUA ETERNA FÃ, E O QUE MAIS DESEJO EM MINHA VIDA É UM DIA ESTAR FRENTE A FRENTE COM VOSSA EXCIA.PARA HOUVIR MAIS SOBRE SEUS TRABALHOS,POIS SEI DA PRECIOSIDADE DE SEUS VALORES INTELECTUAIS E MORAIS!SABE, DR. PAULO,ESCREVER SOBRE VOÇE É PRAZEROSO INDA MAIS EM SE TRATANDO DA ÁREA SOCIAL.PARABÉNS!

  • LUCILIA RIBEIRO PINHEIRO  On janeiro 3, 2009 at pm:16 pm

    DR.PAULO MALUF.
    A SUA HISTÓRIA PRECISAVA MESMO IR PARA OS LIVROS,POIS VOÇE FOI,É,E SEMPRE SERÁ UM DOS MAIORES CONSTRUTORES DE SÃO PAULO!NÃO ADIANTA NINGUÉM QUERER PODÁ-LO,SUAS QUALIDADES COBREM SEUS DEFEITOS,A GRANDIOSIDADE DE COMO VOÇE CONDUSIO O GOVERNO DE SÃO PAULO,INDA HOJE É ALVO DE COMENTÁRIOS DESORDENADOS DOS INVEJOSOS,DOS INCAPACITADOS,DOS DESPEITADOS DE NÃO PADEREM FAZER UM GOVERNO ARROJADO COM GRANDES IMPREENDIMENTOS, OBRAS MAGNÍFICAS,TRABALHOS SOCIAIS DE UMA MAGNITUDE TÃO GRANDE QUE NÃO ESTÁ NO ALCANCE DOS IPÓCRITAS QUE FALAM MAL DO SNR.

  • LUCILIA RIBEIRO PINHEIRO  On janeiro 3, 2009 at pm:08 pm

    Morei em SÃO pAULO MAIS DE CINCO ANOS E ATÉ HOJE NUNCA VI UM PARLAMENTAR MAIS SOCIAL DO QUE DR. PAULO MALUF. ABRACEI A CAUSA DOS MENORES CARENTES DESDE 1991. E QUE MAIS DESEJO É QUE O DR. PAULO SEJA PADRINHO DOS NOSSOS PEQUENINOS ,POIS SOM OS UMA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE,FAZEMOS TUDO POR ELES SEM NADA PEDIR EM TROCA ,PROPORCIONANDO A ELES CARINHO,EDUCAÇÃO E CUIDADOS NAS 9 HORAS QUE FICAM SOB NOSSOS CUIDADOS.PRECISAMOS MUITO DE NOVOS EQUIPAMENTOS,REFORMA DO PRÉDIO,E AJUDA PARA MANTER AS CINCO REFEIÇÕES DESTINADAS A ELES DURANTE O DIA.NOS AJUDE,DR.PAULO!

  • silvino  On setembro 30, 2008 at am:51 am

    seu livro mostra o quanto fez por São Paulo.
    Fez muito pelo povo de são Paulo.
    obrigadooo por tudo que fez por essa cidade.

  • Antonio Maria claret soares de marialva  On setembro 25, 2008 at am:13 am

    Em tempo;

    A censura da Internet causa clamor do sangue derramado dos inocentes de toda a história da humanidade………
    De Átila à Hitrer jamis se viu ignomínia tamanha e burrice e imbecilidade suprema!
    NSA, CIA, FBI e congêneres, se asemelham à animais assustados que atacam os seus criadores: a saber: BIL GATES!
    Tradução Mística: O PORTAL DA AVENTURA DO COSMOS!

  • Antonio Maria claret soares de marialva  On setembro 25, 2008 at am:55 am

    Solicito que a censura do NSA Internet Google libere a mensagem!

  • Antonio Maria claret soares de marialva  On setembro 25, 2008 at am:50 am

    Dr Paulo. Vossa Excelência é o orgulho de uma Nação eivada de mentirosos e corruptos imcompetentes que venderam a dignidade Nacional ao Império falido do Norte. Todo o seu8 trabalho, amor e dedicação ao povo brasileiro não foi e nunca terá sido em vão!
    Tenho orgulho infinito de ser brasileiro, paulista e ter vivido a história junto com um político que escreveu os momentos mais gloriosos de nossa Nação!
    Dr. Paulo. Tenho 54 anos de idade, funcionário do Tribunal de Justiça do nosso Estado, Oficial de Justiça que sou, sempre dediquei meu voto à Vossa Excelência e nunca me arrependí disso, muito pelo contrário: Eu viví o momento histórico mais belo e singelo da minha vida!

    E…poéticamente falando…..
    “Do Talmude ao Corão, Vossa Excelência foi o ELO que uniu as Nações do Planêta terra no brilho fulgurante da Estrêla da Ordem e Progresso da Bandeira de uma terra, chamada BRASIL!………..

    Estou, e sempre estarei à disposição de Vossa Excelência!

    Meu nome acima.
    Sou sobrinho do Dr Sergio Salem. aposentado procurador do IPESP.
    Estou atualmente lotado no Fórum de Vinhedo!
    Endereço residencial: Rua Vargem Frande do Sul, 182, J. Nova Europa, Campinas-SP, Cep 13040117.

    Um grande abraço….Dr Paulo Maluf!….e…à toda família……….

  • leandrinho  On setembro 3, 2008 at am:35 am

    Quero deixar claro aqui.
    maluf éum homem digno,sou malufista e achei seu livro muito bom.

  • Leo Guerra  On agosto 21, 2008 at pm:12 pm

    Paulo Maluf é o melhor político do Brasil sem nenhuma dúvida
    pena que a maioria da população brasileira nao tenha capacidade de perceber essa verdade

  • Seromano  On agosto 8, 2008 at pm:26 pm

    Vocês tem mais é que gastar dinheiro com esse safado. Vocês se merecem.
    Povinho burro, mesmo

  • regionaldo garcia silveira  On julho 21, 2008 at pm:34 pm

    correçao reginaldo garcia silveira….sou semi analfabeto tenho só 4 grau primario..mas conheço o brasil afora..e numca vi sp tao abandonada como agora

  • regionaldo garcia silveira  On julho 21, 2008 at pm:32 pm

    olha dr maluf li só um trecho de seu lvro na revista isto e estou indo na livaria comprar seu livro ..achei muito interessante ….um abraço admiro muito sua coragem de ser um politico ainda ..nesses tempos de scanagem e mensalao..sp numca mais foi a mesma sem o senhor..

  • Delfin  On julho 5, 2008 at pm:30 pm

    Simples, ladrão.

  • pablo aniversino de souza  On junho 25, 2008 at pm:09 pm

    olha gosteu muinto do livro

  • João Paulo  On junho 25, 2008 at am:59 am

    Acho ele um homem decisivo.
    Tiro o chapéu para Paulo Maluf,pelo o que fez por São Paulo.
    Parabenizo pelo livro muito bem feito.
    um abraçooo

  • Rosa Maluf  On junho 19, 2008 at pm:24 pm

    Estivemos na noite de autógrafo, com uma fila interminavél na Saraiva da Paulista e muitos politico famosos para prestigiar inclusive representantes religiosos.
    Parabéns ao ícone da politica brasileira.
    Seu livro bem descontraido e mostra seu carisma em cada pagina lida.
    Parabéns
    Paulo Salim Maluf

  • wadih  On junho 19, 2008 at am:44 am

    considero ele o maior político do brasil,com ideias arrojadas e um empreendedor.
    admiro e muito ele.
    um forte abraçoo.

  • Maria José Miranda  On junho 14, 2008 at am:32 am

    Para mim Dr. Paulo Maluf sempre foi e será o melhor de todos os políticos do Brasil. Sou Malufista e não abro mão, independente de qqr. situação que seja imposta contra ele.
    ” Vamos lá Dr. Paulo este ano o cargo de Prefeito do estado de São Paulo é seu “.
    Abraços com muito carinho Zezé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: