Papa autoriza exposição do Santo Sudário em 2010


O papa Bento XVI autorizou nesta segunda-feira que o Santo Sudário – pano no qual o corpo de Cristo teria sido envolto – volte a ser exposto ao público em 2010. Bento XVI fez o anúncio durante uma audiência com um grupo de peregrinos de Turim (norte da Itália) em cuja catedral está a relíquia.

O bispo de Roma disse aos fiéis presentes à audiência que a exposição do Santo Sudário será uma ocasião “mais que adequada para contemplar este misterioso rosto, que silenciosamente fala ao coração dos homens e convida todos para se reconhecerem no rosto de Deus”.

Além disso, acrescentou: “Caso o Senhor me dê vida e saúde eu espero ir também” a Turim.

A última vez que o Santo Sudário foi exposto ao público foi em 2000, por ocasião do Jubileu da Igreja Católica. Em 1998 ele também foi exposto e o papa João Paulo II pediu às pessoas de Turim que admirassem o pano santo.

A “Sindone” (do grego “sindon”, mortalha), como também é conhecido o Santo Sudário, é considerada uma das relíquias mais famosas e discutidas do Cristianismo e mede 4,39 metros de comprimento e 1,15 de largura.

Desde 1353 há notícias sobre o Santo Sudário – ano em que uma tela de linho que supostamente serviu de mortalha para Cristo apareceu em Lirey (França), levada, possivelmente, por alguns seguidores de Jesus que estavam na Terra Santa no dia da crucificação.

Um século depois esta relíquia chegou às mãos dos duques de Sabóia, que a levaram para Chambery. Em 1532 foi danificada por um incêndio e, em 1694, foi transferida para a capela do Duomo (catedral) de Turim.

Os testes para comprovar se realmente o Santo Sudário foi usado para envolver o corpo de Cristo começaram a ser realizados em 1898, depois que um fotógrafo de Turim tirou uma foto do lençol e, no momento de revelá-la, percebeu que as imagens negativas representavam o corpo e o rosto de um homem crucificado.

Em 1988 o pano foi submetido ao teste do carbono 14 em três laboratórios de Suíça, Estados Unidos e Reino Unido, e o resultado obtido afirmou que se trata de um tecido datado de um ano entre 1260 e 1390. Importantes especialistas criticaram o procedimento por considerarem que ele foi realizado de forma equivocada.

EFE

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Alaide  On janeiro 25, 2010 at pm:04 pm

    Somos os Apostolos da Sagrada Face de São paulo, visitaremos Turim na exposição .
    Abraços em Cristo Jesus

  • Isabel  On setembro 22, 2009 at pm:01 pm

    A Igreja Católica Apostólica Romana, não toma decisões por tomar. É uma instituição séria e não caminha sozinha. É bem claro que as fraquesas inerentes a realidade humana, existem em todas as instituições e classes socias. Isto porém, não é motivo para desacreditarmos na ação de Deus, Nosso Senhor, onde quer que Ele queira agir. A Igreja não fala de coisas sérias sem antes analizá-las minuciosamente e por fim, sempre se coloca diante de Deus para receber tudo de suas Divinas mãos, sabendo que hoje Ele fala conosco da mesma forma que outrora falava com os profetas… Por isto, quanto ao Santo Sudário, é o papel da mesma Igreja estudar e apresentar aos seus filhos suas conclusões, que como sabemos, não é feita somente pela mesma. Todos somos livres para crer ou não. Realmente a fé é o véu que não nos permite vê o Senhor face a face aqui, já que o Veremos tal como Ele é na na hora devida. Mas, é inadimissivel que falemos de Ressurreição sem antes meditarmos no Mistério da Paixão e Morte do Senhor. Não é bom questionar sem o verdadeiro conhecimento. Para os que caminham pela fé, creio que não perdem em venerar o Santo Sudário. Que Deus abençoe a todos!

  • maria ap.pitanga  On novembro 17, 2008 at pm:11 pm

    DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM A NOSSA FÉ EM DEUS, PARA TERMOS CERTEZA DA SALVAÇÃO, CRISTO ESTA VIVO O UNICO SANTO DOS SANTOS QUE VIVE PARA SEMPRE,ADORA-LO SEM VE-LO É A MAIOR PROVA DA NOSSA FÉ. TEMOS QUE TER SABEDORIA ,ABRIR OS OLHOS OUVIR O QUE DEUS NOS FALA OBEDECENDO ,VIVENDO CONFORME SUA VONTADE.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: