Carne do Brasil mais perto da China


Três dos maiores frigoríficos brasileiros vão abrir caminho para que o país intensifique as exportações de carne bovina in natura para a China, com a recente habilitação para exportar concedida a unidades localizadas no interior de São Paulo pelo governo daquele país.

A notícia vem na hora certa. O ano de 2008 é extremamente favorável para abrir mercado já que se espera, pela primeira vez, que a produção chinesa não atenda o seu mercado consumidor.

As autorizações foram concedidas a uma unidade do Grupo Marfrig, em Promissão; outra do Minerva S.A., em Barretos; e, para uma unidade do Grupo Bertin, em Lins. A habilitação foi publicada no diário oficial chinês.

Até antes das três autorizações concedidas, havia apenas um frigorífico brasileiro autorizado a comercializar diretamente carne bovina in natura para a China, o frigorífico Mercosul, localizado no Rio Grande do Sul.


Segundo Paul Liu, presidente da Câmara de Comércio Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, o maior número de fornecedores trabalhando o mercado chinês permitirá a entrada de cortes ainda não consumidos no país, como os nobres.
O potencial é grande para a exportação de patinho, paleta, coxão mole (in natura ou refrigerados) e cortes de dianteiro – que podem ser vendidos nos mercados municipais e supermercados. No caso dos cortes nobres, a demanda a ser atendida virá das churrascarias e restaurantes ocidentais presentes nas grandes cidades chinesas, informa o presidente da câmara. Há potencial para atender indústrias processadoras também.

Atualmente, as exportações de carnes para o país se concentram em miúdos de bovinos e a maior parte do volume vai para o mercado chinês via Hong Kong, praça onde a política comercial é distinta em comparação à da China.

DCI

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: