Torre de Pisa parou de se inclinar


Pela primeira vez em 800 anos, a torre de Pisa, na Itália, conhecida em todo o mundo por ser inclinada, não registra mais o constante movimento para o lado que chegou a colocar em risco o monumento, fechado ao público durante 11 anos.

O engenheiro, Michele Jamiolkowski, responsável por obras na estrutura, reforçou o otimismo em uma entrevista ao jornal “Corriere della Sera”. “Todas as melhores previsões foram confirmadas. A torre pode estar tranqüila ao menos por mais 300 anos”, disse.

As obras na torre, que é uma das mais famosas do mundo, duraram de 1990 até 2001 e foram supervisionadas pelo Comitê Internacional para a Proteção da Torre de Pisa, composto por especialistas italianos e estrangeiros. Desde o início das obras, o monumento tem sido constantemente monitorado.

Em maio de 1993, os técnicos registraram a máxima inclinação da estrutura. Para reverter isso, foram colocados um total de 599 toneladas de contrapesos no lado oposto. A torre registrou um leve movimento para o outro lado, “endireitando” a inclinação em cerca dois centímetros.

Na segunda fase das obras, em 1999, foram realizadas escavações controladas, com o objetivo de diminuir ainda mais a inclinação e evitar movimentos.

“Foi retirada terra debaixo dos alicerces para ganhar espaço do lado oposto à parte inclinada. O problema era reduzir a inclinação e o estado de tensão do terreno. As partes que estavam fora da terra tinham chegado próximo ao rompimento”, explicou Bentivoglio.

Construída entre os séculos 12 e 13, a torre pesa 14,5 mil toneladas, é revestida de mármore branco e tem 60 metros de altura. Ela já “nasceu” inclinada, e sua construção chegou a ser interrompida diversas vezes na tentativa de resolver o problema.

Sempre houve grandes debates a respeito das possíveis causas da inclinação da torre de Pisa. Muitos apontam como motivo principal problemas do terreno onde ela foi construída.

FSP

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • polliana  On dezembro 10, 2009 at pm:44 pm

    E, que pena eu nao conheco ainda ,mais tomara que nao caia sem antes eu conheçer.

  • ronie luigi junker  On dezembro 1, 2009 at am:57 am

    ela ta torta não sei com naum caiu anda mas a pesquisa está ótima

  • livia  On agosto 16, 2009 at pm:10 pm

    é ,boa imagem
    para nós termos uma visão do que está acontecendo com ela
    tomara que não caia

  • Raquel  On maio 14, 2009 at am:58 am

    Nossae linda!!! , mais ta torta , ñ sei como ñ caio ainda

  • DRICA  On outubro 6, 2008 at pm:00 pm

    MUITO BOM SUAS FONTES DE PESQUISAS

Trackbacks

  • Por Torre de Pisa- Valença RJ Talento da Terra em maio 22, 2011 às pm:25 pm

    […] começou a ser construida em 1173, devido a uma fundação pobre e mal feita. * fonte da imagem: kiminda.wordpress.com Siga e […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: