RS terá fábrica bélica russa


Dirigentes da indústria estatal bélica russa Rosoboronexport e a governadora do RS, Yeda Crusius, trataram ontem dos últimos detalhes para instalação de uma unidade da empresa no município de Santa Rosa, região das Missões.

Com investimento de 50 milhões de dólares, a fábrica irá produzir veículos de uso policial e militar. O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, um dos interlocutores da negociação, confirmou que o anúncio oficial do investimento será feito nas próximas semanas.

As tratativas para instalação da fábrica começaram no primeiro semestre de 2007. Inicialmente havia disputa com o Rio de Janeiro. A instalação da fábrica deverá começar ainda neste ano. A comitiva de russos foi liderada pelo diretor da Rosoboron para a América Latina, Oleg Strunin ( na foto). A troca cordial da estátua de uma Mãe Russa e de um Gaúcho selou as negociações.

Com a instalação da unidade da Rosoboronexport no Rio Grande do Sul, a intenção é de que a indústria bélica russa produza toda a linha do veículo blindado Arzamas Military Indústria (dez modelos diferentes), cujo carro-chefe é o Jipe Gaz Tiger. O modelo que será fabricado no Estado deverá ser o único no mundo.

Com previsão para ser iniciada já em 2009, a fabricação começaria pelo minitanque homologado para uso em cidades com dimensões de 2,30 metros de altura por 2,30 de largura e 5,70 metros de comprimento. Cada unidade do Jipe Gaz Tiger, o topo de linha, custa na faixa de R$ 420 mil. ‘Este equipamento vai até 4.650 metros de altitude e é capaz de cruzar a Cordilheira dos Andes’, descreveu o consultor militar da Tamasul, que representa os interesses da empresa no Brasil, Ricardo Marques. Segundo ele, a fábrica terá capacidade de produzir cerca de 300 unidades por ano, para exportação aos países da América do Sul.

O investimento, que deverá gerar aproximadamente 700 empregos diretos, será feito por meio de consórcio de empresários da região das Missões e da indústria estatal russa.

CP

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: