” De quem é a Amazônia ?” pergunta ‘NY Times’


Uma reportagem publicada neste domingo no jornal americano The New York Times afirma que a sugestão feita por líderes globais de que a Amazônia não é patrimônio exclusivo de nenhum país está causando preocupação no Brasil.

No texto intitulado “De quem é esta floresta amazônica, afinal?”, assinado pelo correspondente do jornal no Rio de Janeiro Alexei Barrionuevo, o jornal diz que “um coro de líderes internacionais está declarando mais abertamente a Amazônia como parte de um patrimônio muito maior do que apenas das nações que dividem o seu território”.

O jornal cita o ex-vice-presidente americano Al Gore, que em 1989 disse que “ao contrário do que os brasileiros acreditam, a Amazônia não é propriedade deles, ela pertence a todos nós”.
“Esses comentários não são bem-aceitos aqui (no Brasil)”, diz o jornal. “Aliás, eles reacenderam velhas atitudes de protecionismo territorial e observação de invasores estrangeiros escondidos.”

O jornal afirma que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta aprovar uma lei para restringir o acesso à floresta amazônica, impondo um regime de licenças tanto para estrangeiros como para brasileiros.
“Mas muitos especialistas em Amazônia dizem que as restrições propostas entram em conflito com os próprios esforços (do presidente Lula) de dar ao Brasil uma voz maior nas negociações sobre mudanças climáticas globais – um reconhecimento implícito de que a Amazônia é crítica para o mundo como um todo”, afirma a reportagem.

O jornal diz que “visto em um contexto global, as restrições refletem um debate maior sobre direitos de soberania contra o patrimônio da humanidade”.

The New York Times

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • romildo jose zanotelli  On agosto 15, 2009 at am:53 am

    amazonia pulmao do mundo gostaria que a umanidade tomasse providencia porque nossas crianças presiza dela

  • Francisco Sales Moura  On junho 14, 2008 at pm:54 pm

    Gostaria que esses Líderes que julgam-se donos da verdade e do território de outras nações focasse seus esforços para combater a fome no mundo, a corrupção política, desigualdade social, destruição do meio ambiente, entre outras coisas.
    Como se nós não soubéssimos que isso é apenas jogo de interesse pessoal e não tem nada a ver com o proteção ao meio ambiente ou
    a preservação da vida humana.
    Isso me enoja, pois sabemos que esses “senhores”, por trás de seus ternos caríssimos e suas caras de protetores da natureza, querem apenas explorar, explorar e explorar até exterminarem todas as riquesas existentes na amazônia.
    Se clandestinamente já nos roubam, espécies vegetais raríssimas e frutas exóticas, só encontradas na amazônia, imaginem vocês, se as froteiras forem abertas para supostos estudos em pró da humanidade, teremos nossa querida Amazônia destruida em questão de meses.
    Agora é hora do Governo Brasileiro se levantar e demonstrar que nossa nação é realmente soberana, mostrando de uma vez por todas que a Amazônia é nossa sim, assim como o petróleo é dos Arabes, o grand caniom é dos amaricanos e o Macho picho é dos Peruanos.
    Vamos acabar de vez com essa palhaçada!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: