Levantamento da Emater indica que o Rio Grande do Sul terá este ano uma área cultivada com trigo de 950,1 mil hectares, 11,86% a mais em comparação com 2006. Caso se confirme a produtividade esperada de 1.881 quilos por hectare, a produção pode chegar a 1,787 milhão de toneladas, 3,67% a mais do que na safra passada.
O plantio já teve início e os prognósticos da meteorologia indicam condições favoráveis, com um clima mais seco e sem chuvas em excesso durante o ciclo da cultura. Segundo a Emater, o produtor está estimulado pela valorização do trigo e perspectiva de manutenção dos preços. A preocupação está na alta dos insumos.
Os números fazem parte do Levantamento sobre a Intenção de Plantio para a safra 2008 realizado pela Emater/RS-Ascar. A produção esperada, considerando-se uma produtividade inicialmente calculada em 1.881 quilos por hectare, poderá chegar a 1,787 milhão de toneladas, 3,67% a mais em relação à safra do ano passado.
O levantamento levou em conta as informações de 204 municípios que cobrem 74% da área projetada. A nova safra começa sem maiores percalços com relação ao clima.
GM