Reforma ortográfica tá valendo


O alfabeto  incorpora as letras ‘k’, ‘w’ e ‘y’. As pessoas não vão mais esquecer de colocar o trema sobre o ‘u’, porque as únicas palavras em que o sinal será admitido serão os nomes próprios e derivados. Paroxítonas com os ditongos abertos ‘ei’ e ‘oi’, como a palavra ‘assembléia’, por exemplo, perderão o acento agudo.

Essas são algumas mudanças do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, chamado de reforma ortográfica, cuja implantação no Brasil começou em janeiro de 2009.

O acordo é o terceiro envolvendo a língua portuguesa. Os anteriores ocorreram em 1943 e em 1971.

SEgundo a Comissão para Definição de Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa (Colip), ligada ao MEC, e representante brasileira nas negociações do acordo, a partir de 01 janeiro de 2009, os textos produzidos passam a ser escritos com as novas normas.

Mas os livros didáticos distribuídos pelo governo este ano e que foram adquiridos em 2008 poderão estar com as regras antigas. Nesse caso, a adaptação irá ocorrer a partir de 2010. Concursos, vestibulares e avaliações aceitarão as duas regras como corretas por um período de três anos, ou seja, até 31 de dezembro de 2011. A partir de 2012 é que passam a ser obrigatórias as novas regras.

O português é a única língua ocidental de importância a ter duas ortografias oficiais: a brasileira e a portuguesa.

Os lingüistas garantem que as alterações  só irão mexer em pouco menos de 0,5% do vocabulário dos brasileiros. Já os nossos amigos “de além mar” vão ter de se preocupar com outras “cositas más”, não apenas as que seguem.
ALFABETO
Passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras “k”, “w” e “y”.
TREMA
Deixa de existir (tem gente que não usava há horas!), a não ser em nomes próprios e seus derivados. Mas a pronúncia continuará igual.
ACENTO AGUDO
Não se usa mais
1. nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como “assembléia”, “idéia”, “heróica” e “jibóia” (olha que economia de tempo: assembleia, ideia, heroica, jiboia);
2. nas palavras paroxítonas, com “i” e “u” tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: “feiúra” e “baiúca” passam a ser grafadas “feiura” e “baiuca” (fica frio; só mais uma meia dúzia dessas);
3. nas formas verbais que têm o “u” tônico precedido de “g” ou “q” e seguido de “e” ou “i”. Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem.
ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usa mais
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus derivados. A grafia correta será “creem”, “deem”, “leem” e “veem”;
2. em palavras terminados em hiato “oo”, como “enjôo” ou “vôo” – se tornam “enjoo” e “voo”.
HÍFEN
Não se usa mais
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em “antirreligioso”, “antissemita”, “contrarregra”, “infrassom”.
Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r , ou seja, “hiper-“, “inter-” e “super-” como em “hiper-requintado”, “inter-resistente” e “super-revista”.
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente.
Exemplos: “extraescolar”, “aeroespacial”, “autoestrada”.
OBS.: Mas acho bom a gente esperar mais um pouquinho (pode até 2012) pra tirar os tracinhos ou colocá-los, porque a turma está, ainda, meio confusa. Falta o “OK” final da Academia Brasileira de Letras.
ACENTO DIFERENCIAL
Não se usa mais para diferenciar
1. “pára” (flexão do verbo parar) de “para” (preposição);
2. “péla” (flexão do verbo pelar) de “pela” (combinação da preposição com o artigo);
3. “pólo” (substantivo) de “polo” (combinação antiga e popular de “por” e “lo”);
4. “pélo” (flexão do verbo pelar), “pêlo” (substantivo) e “pelo” (combinação da preposição com o artigo);
5. “pêra” (substantivo – fruta), “péra” (substantivo arcaico – pedra) e “pera” (preposição arcaica).
Viu só? Rapidinho.
S e você que tá se preparando pra prestar o vestibular pode se tranqüilizar. As universidades não irão cobrar agora as mudanças impostas pelo Acordo Ortográfico. Universidades como a PUCRS e a UFRGS, por exemplo, só deverão começar a aplicar as alterações em concursos subseqüentes. Na redação, no entanto, o uso das duas grafias será aceito por um tempo, enquanto durar o período de transição estimado pelo decreto presidencial, até 2012.

Professora Maria Tereza Faria

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • MICHELE DE SOUZA DOS SANTOS  On abril 29, 2009 at pm:10 pm

    NÃO GOSTEI DA NOVA REFORMA ORTOGRAFICA, ERA PRA DEIXAR COMO ESTAVA…POXA DESDE PEQUENO A GENTE APRENDE A LÍNGUA PORTUGUESA QUANDO CHEGA NA HORA QUEREM REFORMAR TUDO.
    COM CERTEZA AGORA FICOU MELHOR PRA QUEM NAO SABIA A LÍNGUA PORTUGUESA DIREITO, JÁ PRA QUEM SABIA VAI FICAR BEM CHATO.

  • TIKA SHINODA  On abril 8, 2009 at pm:36 pm

    sem palavras affff

  • TIKA SHINODA  On abril 7, 2009 at am:32 am

    AFFFF [:)] EU ACHO ISSO UMA BOSTA DE VEZ DE DEIXAR DO JEITO Q TAVA NAUM TEM Q MUDA EU NAUM APRENDI QUASE NADA E AGORA MUDA DAI Q EU NAUM APRENDO

  • FááH  On março 20, 2009 at pm:41 pm

    áh fala sério, Não tinha mais nada de interessante pra fazerem não!O brasileiro não sabe nem o português atual , imagine agora com essa reforma ortográfica???,realmente o Brasil não tem o que fazer gastando dinheiro com coisas fúteis!!! Agora você que esta lendo isso, imagina o tanto de prejuízo que todos vamos ter, os professores vão ter que estudar de novo, os alunos relembrar as regras básicas e aplicar na atual, os jornaleiros refazendo e ajustando pra “reforma”ou seja uma mudança em tudo, entre muitos outros…”êêh Laiáá” vai ser um gasto em tanta coisa pois vão ter que fazer novos livros, dicionários,revistas,jornais,e o que tínhamos em casa” já era meu filho”!
    o que eu tenho a dizer é que o dinheiro que iriam gastar com coisas inúteis,deveriam fazer coisas mais necessitáveis!!por favor hein,tantas pessoas sem escola por aí,moradia,precisando realmente de um belo investimento,e o Brasil se preocupando com a linguagem, HAHA realmente bem difícil repensar em uma coisa dessas!.

  • vitória klein  On março 13, 2009 at am:52 am

    😦 é muito dificil:):(

  • vitória klein  On março 13, 2009 at am:51 am

    é é boa a nova ortografia
    mas agora ficou mais dificil ainda!!!

  • Isis  On março 10, 2009 at pm:54 pm

    eu achei muito dificil pois tem gente que ainda não esta acostumado com a nova ortografia e sim com a antiga

  • na claudia  On março 1, 2009 at am:02 am

    a gente tem menos chance de errar!!!!

  • monica  On fevereiro 27, 2009 at pm:00 pm

    “enjoo” e “voo”.

    Isso está parecendo Finlandês ¬¬

  • Oleo de jojoba  On fevereiro 26, 2009 at am:05 am

    Pega no meu e diz que eé seu!!!! Band de fidapouta lambe saco murcho!

  • Xureta  On fevereiro 26, 2009 at am:46 am

    Gostei mto deçi blogui

  • lorena  On fevereiro 18, 2009 at pm:06 pm

    acho q é bom pois, estão tentando unificar a língua portuguesa, porém, dificutará, para aqueles que estão acostumados, e para aqueles q ja aprenderam a “velha ortografia”.

  • meniele  On fevereiro 11, 2009 at pm:47 pm

    Na maoiria das vezes quando se fala de mudança fala-se de adapitação…,nós brasileiros já estamos adapitados com o nosso modelo de língüagem ,mas podemos sim nos adapitar, mesmo que não seja totalmente aceitável no meu ponto de vista . Em vez de melhorar a fonética das palavras vai simplificar ainda mais !,” cconcordo muitos estudantes que não conseguiam escrever corretamente ou até mesmo tentar vai ser benefiado,mas como fica os professores que vão ter que reciclar!,eu espero ansiosamente que os nossos governates possam se preocupar com os assuntos mais emergentes de nossa sociedade tão cheia (infelismente)de problemais…MENIELE :=)

  • jefferson  On janeiro 24, 2009 at am:58 am

    A explicação foi sucinta e muito esclarecedora e de fácil entendimento! Parabens!!!

  • Danny  On janeiro 23, 2009 at pm:24 pm

    mudou muita coisa

  • julia  On janeiro 19, 2009 at pm:15 pm

    nao gostei gostei muito dessa reforma ortgrfica enquanto agente que passou 10 anos estudando um portugues teremos so quatro para estudar outro naogostei isso foi ô ooooooo de chato

  • SILPER  On janeiro 13, 2009 at pm:59 pm

    errata:
    terão e não teram

  • SILPER  On janeiro 13, 2009 at pm:57 pm

    Penso que com a reforma ortográfica ninguém precisa voltar à escola para reaprender, afinal, pesquisando e lendo um pouco sobre o assunto, damos conta disso rapidinho. A grande maioria das pessoas nunca aprendeu as regras e práticas de acentuação mesmo, quem sabe agora, aprende a grafar corretamente já que muitas palavras já não teram os mesmos.

  • Cachorrrinho!  On janeiro 9, 2009 at pm:33 pm

    Essa reorma me deixou exitado!!!

  • Miojo  On janeiro 8, 2009 at am:31 am

    Só tem um probleminha neh… e quem JÁ SAIU DA ESCOLAAAA!!! Vai ter que voltar pra lah e fazer um cursinho rápido até 2012??? Eh soh dor de cabeça… ò0

  • Suzana  On janeiro 4, 2009 at pm:45 pm

    Achei bom, mas fica ruim pois teremos que “aprender denovo”!!!!!!!!!

  • Genival Estevão.  On janeiro 2, 2009 at am:20 am

    Se realmente houvesse uma unificação da língua, a reforma seria necessária, mas o problema é que brasileiros e portugueses vão continuar usando expressões diferentes.

  • Genival Estevão.  On janeiro 2, 2009 at am:20 am

    Se realmente houvesse um unificação da língua, a reforma seria necessária, mas o problema é que brasileiros e portugueses vão continuar usando expressões diferentes.

  • Alexandre  On dezembro 31, 2008 at am:11 am

    Não vejo justificativa plausível para tal reforma. Parece-me mais um capricho do que uma real necessidade.

  • jpmota  On dezembro 29, 2008 at pm:46 pm

    Eu até gostava de comentar, mas para o fazer como alguns, …….. é preferível não o fazer ………
    Gostava que o nosso português fosse ajustado ao “português”, mas nunca ao “brasilês”
    Afinal, quem somos?

  • eu disse disse  On dezembro 4, 2008 at am:32 am

    que que isso

  • sydney  On dezembro 4, 2008 at am:37 am

    essa mudança é boa demais !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Isaah  On novembro 25, 2008 at pm:29 pm

    eu achei essa reforma uma perda de tempo total, tudo bem que isso vai facilitar vida de nós estudantes, mas mesmo assim com tantas coisas mais importantes que o país poderia fazer, e fica perdendo tempo com esses detalhes, se essa nova regra é a certa então porque todo mundo perdeu tempo aprendendo o Português como nós o conhecemos hoje?.

  • carol  On novembro 22, 2008 at pm:38 pm

    Olha assim nao posso dizer que foi ruim pq eu adorei, explicam bastante até me ajudou no trabalho de potugues………….

  • anderson  On novembro 12, 2008 at am:34 am

    devbiam esplicar melhor.

  • felipe  On novembro 5, 2008 at am:20 am

    ohh legal essas mudanças ortograficas e mais facil de se entender

    flw fui

    [:p]

  • Natasha  On novembro 4, 2008 at pm:41 pm

    Eu acho que essa mudança vai atrapalhar a cabeça não só dos alunos mais como dos professores também.
    Deveriamos ter sido preparados para essa mudança,ter um estudo baseado somente nelas.

  • hjdtynj cdtyuhjghnv  On outubro 30, 2008 at am:00 am

    🙂 (L)

  • Bruhnna fellycia  On outubro 30, 2008 at am:59 am

    n entendo muito de portugues mas é leguix essa midançass

    ooo

    eu te amo ^

    vc ai de cima

    “bruna”

    xara

  • bruna  On outubro 30, 2008 at am:55 am

    ameiii essa pora de mudanças

    kkkkkkkkkkkk

    🙂

  • Madaleno  On outubro 21, 2008 at pm:41 pm

    iiiiiiii fudeu Ronaldinho apareceu!!!!!!!!!!!!!!

  • boca inxada  On outubro 19, 2008 at pm:35 pm

    Gostei dos comentários. Legal pinto inxado!!!!!!!!!!!!!!!!

  • ERRO! NOME NÃO INDENTIFICADO.  On outubro 15, 2008 at am:40 am

    paeaeSXAd

  • :D  On outubro 15, 2008 at am:28 am

    TO ME ESTRESSAAAAAAAAAAAAANNNNNNDO!

  • gustavo piran  On outubro 8, 2008 at pm:23 pm

    essa reforma ortografica vai ficar muito mais complicada por exemplo escreva “jiboia´´ a pronuncia tambem vai mudar

  • Gabriela Souza Lopes  On outubro 7, 2008 at pm:53 pm

    Esta reforma ortografica sera complicada, mas por um lado vai ser otimo tanto para os estudantes e os que irao aprender a ler e escrever. A reforma ortografica fica complicado algumas palavras, porque varias pessoas ja sao completamente sabias em acentuacao, hifen, trema e etc… Para as pessoas que nao sabem usar nada disso fica bom que nao vai precisar lembrar de acentuacao nenhuma pois ja escrevem de forma errada na ortografia de hoje e na de 2009 vai ser saber escrever tambem. Mais iremos fazer de tudo nos colegios para ter um bom desempenho mesmo com a reforma ortografica que passara a ser usada no comeco de 2009 e definitivamente em 2012. Vamos comecar a escrever corretamente 9 de acordo com a reforma ortografica de 2009). Obrigado a todos voces que estam dando a sua opniao, por estar se expressando de alguma forma de alguma maneira e que possamos levar o Brasil pra frente!! Isso ae pessoal, bola pra frente e simbora!!!!! Bjos

  • Gabriela Souza Lopes  On outubro 7, 2008 at pm:44 pm

    Esta reforma ortografica sera complicada, mas por um lado vai ser otimo tanto para os estudantes e os que irao aprender a ler e escrever. A reforma ortografica fica complicado algumas palavras, porque varias pessoas ja sao completamente sabias em acentuacao, hifen, trema e etc… Para as pessoas que nao sabem usar nada disso fica bom

  • gaaaay  On setembro 29, 2008 at pm:31 pm

    oooi

  • Jacy  On setembro 29, 2008 at pm:03 pm

    VOCES NAO TEM VERGONHA? DE POSTAR COMENTÁRIO SOBRE A REFORMA ORTOGRÁFICA E ESCREVER TUDO ERRADO. VÃO ESTUDAR …

  • Epaminondas  On setembro 26, 2008 at pm:39 pm

    ddddddddaeeeeeee
    jacson do panda

  • jackson do pandeiro  On setembro 26, 2008 at pm:38 pm

    ddddddddddddddaaaaaaaaaaaaaaaaeeeeeeeeeeeeeeeeee

  • alice  On setembro 23, 2008 at pm:10 pm

    hhhhhhhhhhhorriiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiveeeeeeeeeeeeellllllllllllllllll

  • pinto inchado  On setembro 17, 2008 at am:43 am

    pegueeeeeeee

  • Xuxa  On setembro 17, 2008 at am:42 am

    Xuxa:

    eu axo as meninas mais bonits do colegio e do mundo essa !

    MD(maria eduarda)

    Angelina Julie

    entre ourtas hhhu

  • peluda  On setembro 17, 2008 at am:42 am

    esta conversa esta paralela entao pega na minha barbela!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! bolhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • ERRO! NOME NÃO INDENTIFICADO.  On setembro 17, 2008 at am:41 am

    Estou procurando o WIL**AN Bichola,,,, quero come teu rabo de novo

  • José  On setembro 17, 2008 at am:41 am

    Jackson Viadinho

  • ruanito jones  On setembro 17, 2008 at am:40 am

    alguem me passa sobre os recursos minerais ?

  • pinto inchado  On setembro 17, 2008 at am:40 am

    quero uma pomadaaaaaaa

  • va.chupa.um.pinto  On setembro 17, 2008 at am:39 am

    abre que eu to entrando!!

  • Xuxa  On setembro 17, 2008 at am:39 am

    PESSOAL FIKEM APERTANDO F5

    PARA KE O SITE REGULE !!!

    assim para ke os novos topicos vem…

  • EXTERMINADOR DO PASSADO  On setembro 17, 2008 at am:38 am

    BolhaaaaaaaaaaAaAaAAaAAAAAAaaaaAaAaAaA

  • Xuxa  On setembro 17, 2008 at am:38 am

    Silverst Stalone Disse:

    João pedroca Fuleu Disse

    LLONDOINHA Disse

    Xuxa

    e

    sou eu !!!

  • ESTERMINADOR DO FUTURO  On setembro 17, 2008 at am:37 am

    daee

  • peluda  On setembro 17, 2008 at am:36 am

    Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP ou, pelo seu nome em inglês, OPEC) é uma organização composta por países que retêm algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, como é o caso da Arábia Saudita.

    A OPEP é o exemplo mais conhecido de cartel: seu objetivo é unificar a política petrolífera dos países membros, centralizando a administração da actividade, o que inclui um controle de preços e do volume de produção, estabelecendo pressões no mercado.

  • ESTERMINADOR DO FUTURO  On setembro 17, 2008 at am:36 am

    DAEEEE

  • EXTERMINADOR  On setembro 17, 2008 at am:35 am

    ESTOU EM BUSCA DO O’Conor, Alguem tem informaçao ???,,, AMIGOS

  • smallvile  On setembro 17, 2008 at am:35 am

    chupa q é de uva

  • ruanito jones  On setembro 17, 2008 at am:34 am

    fla da OPEP

  • jaqutadurochupe  On setembro 17, 2008 at am:34 am

    va chupa um pinto suhahushas

  • João pedroca Fuleu  On setembro 17, 2008 at am:33 am

    Destes, os únicos países não totalmente asiáticos são o Egito (que tem seu território da Península do Sinai na Ásia mas é majoritariamente africano) e a Turquia (majoritariamente asiático, mas com a Trácia incluída na Europa).

    O Afeganistão e o Paquistão são considerados parte interseccional entre o Subcontinente Indiano e a Ásia Central, mas raramente no Oriente Médio.

    [editar] Recursos
    Durante milhões de anos o Médio Oriente conteve e contem uma das maiores reservas mundiais de petróleo. Atualmente, o mercado depende de uma maneira significativamente desse local. Devido ao rio Jordão a sua água é disputada.

    [editar] Política
    O Oriente Médio encontra-se em difíceis situações, pela posse de territórios (Israel, Líbano e Palestina), a entrada do exército da OTAN no Iraque, e as ameaças sobre o projeto nuclear iraniano.

    pra voce copiarem o trabalho de geooooooooooo

  • smallvile  On setembro 17, 2008 at am:33 am

    CDFC

  • ruanito jones  On setembro 17, 2008 at am:32 am

    pega no meu duro

  • Silverst Stalone  On setembro 17, 2008 at am:31 am

    Olá eu procuro o willian sou o silverst stalone, eu kero pedir para
    ele se ele pode medar a bundinha??

  • smallvile  On setembro 17, 2008 at am:31 am

    PEEEEEGGAAA

  • ruanito jones  On setembro 17, 2008 at am:30 am

    jackson mister bixa

  • Carolos  On setembro 17, 2008 at am:30 am

    PrUFeXora é MiNHa MiguXiNha….

  • LLONDOINHA  On setembro 17, 2008 at am:29 am

    fui vazeiii

  • José  On setembro 17, 2008 at am:29 am

    Jackson Bixa

  • minhocudo  On setembro 17, 2008 at am:28 am

    pegeee

  • Carolos  On setembro 17, 2008 at am:28 am

    EuuU tO nUu cOLÉGIo Na AUla dE GiOGraFia

  • LLONDOINHA  On setembro 17, 2008 at am:28 am

    KEM EH O MiGuUxInHos ???

  • kid bengala  On setembro 17, 2008 at am:27 am

    chuppe

  • LLONDOINHA  On setembro 17, 2008 at am:26 am

    cara fogem da professora !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Carolos  On setembro 17, 2008 at am:26 am

    Oi MiGuUxInHos TuDo bEeEIem ?

  • LLONDOINHA  On setembro 17, 2008 at am:25 am

    kid be.ngala vc eh um n.ew.baa.aaa..aaa.aa.a..aa

    peg.ua no me.u. b.ra.n.cão….

  • peluda  On setembro 17, 2008 at am:25 am

    mas é burro se pegasse na minha… eu ia ficar bem feliz

  • kid bengala  On setembro 17, 2008 at am:24 am

    pege no meu grandao

  • LLONDOINHA  On setembro 17, 2008 at am:24 am

    cara vou criar um forum e agente pode se
    xinga !!

    to pko me lichando pro meu portugues !! ahahahah

    eu sou bu.rr.o pra entender pt…

    soh no alemaooum !!!

    Gotten Morden

    farofa noob !!

  • quidi bengala  On setembro 17, 2008 at am:24 am

    ,msdbfjkgd

  • Larissa  On setembro 17, 2008 at am:23 am

    hahahaha

  • jaque  On setembro 17, 2008 at am:23 am

    pega na bengue

  • Batman  On setembro 17, 2008 at am:21 am

    O rETORNO

  • ROBERTOS  On setembro 17, 2008 at am:51 am

    gaysinhoooo!!!!!

  • ROBERTOS  On setembro 17, 2008 at am:50 am

    ggay sao voceis otavio formiga

  • cláudia!  On setembro 17, 2008 at am:48 am

    pera pera, qeu tá Viraando avacalha~cao, esse é um saiti sério e ezije moito respeito!!!!!! pporetanto conversemos só sobre asuntos sérios

  • Astrogildaa  On setembro 17, 2008 at am:47 am

    ;*

  • Pega no meu  On setembro 17, 2008 at am:45 am

    Chupaaa

  • Astrogildaa  On setembro 17, 2008 at am:42 am

    quem é robertos?

  • Astrogildaa  On setembro 17, 2008 at am:42 am

    quem é Juca?

  • ROBERTOS  On setembro 17, 2008 at am:41 am

    BDSNGHGDHDGH

  • jackson  On setembro 17, 2008 at am:40 am

    zdfdsf

  • Astrogildaa  On setembro 17, 2008 at am:38 am

    alguém manda o link da pesquisa porque agente ainda não acho!

    Beijos 😀

  • Astrogildaa  On setembro 17, 2008 at am:36 am

    HAHAHAHHAHAHAHA

  • Astrogildaa  On setembro 17, 2008 at am:36 am

    ooi ;*

  • Carlos  On setembro 17, 2008 at am:34 am

    put que el paril

  • pintudo  On setembro 17, 2008 at am:33 am

    pega no meu ….

  • suzana  On setembro 17, 2008 at am:32 am

    sauhshuahushauuhsa

  • cláudia!  On setembro 17, 2008 at am:31 am

    oooooi genti, estamos de volta nesse novo lindo dia, manhã MARAVILHOSA! *-*

  • suzana  On setembro 16, 2008 at pm:00 pm

    ai gente, eu aduuleeei1 S2S2S2S2

  • jackson  On setembro 16, 2008 at pm:54 pm

    oooooi

  • rosecreusa  On setembro 16, 2008 at pm:39 pm

    eu tambem achei bem boas as novas ideias.. e v6?

  • cláudia!  On setembro 16, 2008 at am:34 am

    e vc suzana ,o qeu acha desses novos horizontes da língua portuguesa?

  • cláudia!  On setembro 16, 2008 at am:33 am

    bem bom as novas idéias

  • cláudia!  On setembro 16, 2008 at am:32 am

    ooooooooooooooooooooooooi

  • suzana  On setembro 16, 2008 at am:32 am

    ooooooi

  • Representante da Loja dos Parafusos  On setembro 4, 2008 at am:15 am

    bacana de montão, cara

  • Diego ferreira  On agosto 31, 2008 at pm:42 pm

    não sei se dara certo pois na minha opinião isso será um marketing as lingüas não serão realmente unificadas pois cada pais tem suas expressões proprias, como cada região do Brasil tambám tem.

  • Gabriel  On agosto 22, 2008 at am:36 am

    e muito bom essa reforma orografica

  • josiel  On agosto 13, 2008 at pm:33 pm

    A principio parece ser uma boa coisa, mas essa reforma nao sera nada bom, será grande prejuizo para o Brasil.
    Imagine quanto dinheiro gasto com novas publicações que poderiam ser investidos em projetos mais importantes,lógico, esse só é um, dentre os varios problemas; os professores, então, terão que ser realfabetizados, pois 0.45% dos 50 mil verbetes do dicionario brasileiro nao e pouco, e é essa a quantidade de mudanças a serem feitas.

  • luma  On junho 12, 2008 at pm:21 pm

    é assim fica mas fácil para nós estudantes!!

  • César  On junho 11, 2008 at am:51 am

    Amei esta reforma , muito importante para o Brasil, assim os pobres aprenderão mais fácil. Beijo pra Débora se quizé me add ai para teclarmos.

  • Hector  On junho 4, 2008 at pm:59 pm

    so que deveriam mudar os livros este ano e não esperar até o ano que vem

  • DEBORA  On maio 26, 2008 at pm:46 pm

    ADOREI,MUITO BEM EXPLICATIVO………

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: