UNB: Novo reitor promete punir erros


Escolhido na lista tríplice feita pelo Conselho da UnB, o professor aposentado Roberto Aguiar, ex-secretário de Segurança do Rio e do DF, foi nomeado reitor pro tempore. Ele quer investigar as relações da UnB com as fundações de apoio.

Aguiar disse que vai investigar a relação da universidade com suas fundações de apoio. Aguiar é filiado ao PT e foi escolhido pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, entre os três nomes sugeridos ontem pelo Conselho Universitário da UnB.

– Fundação é para ser investigada. O que tem de errado é para ser punido. A gente tem que erradicar qualquer tipo de desvio de conduta.

Aguiar substitui o reitor Timothy Mulholland, que renunciou no fim de semana. O vice, Edgar Mamiya, também deixou o cargo. Mulholland saiu após ser denunciado pelo Ministério Público por uso indevido de recursos da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec). A Finatec pagou R$470 mil para decorar o apartamento funcional do reitor. O vice era investigado pelo uso de recursos de outra fundação.

Os estudantes, que estão no prédio há 14 dias, decidem hoje, em assembléia, se terminam a ocupação. Os alunos querem a realização de eleições paritárias, nas quais os votos de estudantes, professores e funcionários tenham o mesmo peso na votação. Hoje, nas eleições, os docentes têm peso de 70%, enquanto alunos e funcionários,15% cada.

Aguiar afirmou que não usará o carro da reitoria, um Honda Civic comprado pela Finatec, sem licitação, por R$72.200. Tampouco irá morar no apartamento funcional. O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que escolheu Aguiar porque ele foi o mais votado da lista tríplice: recebeu 40 votos, seguido pela professora de sociologia Lourdes Bandeira (30) e o professor aposentado Marcelino Gileno (24).

 

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: