“Acordo” do Banrisul é identico ao do Detran


O vice-governador do Rio Grande do Sul, Paulo Afonso Feijó, disse nesta sexta que as irregularidades encontradas nos contratos envolvendo o Banrisul e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) são semelhantes às do acordo entre o Detran e a Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec), reveladas a partir da Operação Rodin, da Polícia Federal.

Autor da denúncia, o vice-governador disse que prefere aguardar a resposta oficial do Tribunal de Contas da União (TCU), que já realizou uma inspeção extraordinária nos contratos e constatou a situação irregular.

— Eu, quando vi, li e encaminhei (o dossiê) ao Ministério Público e aos demais órgãos — e depois que estourou o escândalo do Detran —, ficou muito claro que a operação, se não é igual, é muito idêntica. E a mim, me preocupa bastante.

As principais falhas seriam dispensa indevida de licitação, subcontratações e evasão de tributos. Desde 2000, o Banrisul assinou sete contratos com a fundação — todos sem licitação. O objetivo descrito no primeiro convênio era a prestação de serviços de informática. Com o tempo, porém, a fundação ampliou a relação com o Banrisul e passou a realizar consultoria para implantação de programas estratégicos. Pelos serviços, o banco já repassou cerca de R$ 91,7 milhões para a fundação. Ao final dos dois contratos ainda em vigor, o Banrisul terá pago R$ 95,3 milhões.

Os auditores do TCU concluíram que a Faurgs está sendo utilizada em benefício de interesses privados. O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, através da assessoria de imprensa, já prestou esclarecimentos exigidos e aguarda decisão do pleno do TCU.

Daniel Scola ZH

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Comentários

  • Joao Silveira  On maio 1, 2008 at am:32 am

    e o Ministerio Publico vai ficar nessa, ou tem medo de agir contra os poderosos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: