Safra de grãos caminha para recorde histórico


Sob influência da forte demanda mundial por alimentos, dos preços internacionais elevados e do clima favorável ao desenvolvimento das lavouras, a produção brasileira de grãos, caminha para confirmar um recorde histórico, informa a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

A projeção indica colheita de 140,77 milhões de toneladas na temporada, que termina em junho próximo. Um avanço de 6,8% na comparação com as 131,75 milhões de toneladas do ciclo anterior. E tudo em uma área plantada apenas 1,1% – ou 489 mil hectares – superior à da safra 2006/07 .

O principal motor do crescimento das lavouras brasileiras nesta safra é o milho. Com área 3% – ou 414 mil hectares – maior, a produção deverá superar em 4,86 milhões de toneladas (9,5%) a do ciclo anterior. Conforme a projeção, somará 56,23 milhões de toneladas. O substancial avanço deve-se à rentabilidade garantida por demanda extra pelo grão em mercados antes abastecidos pelos Estados Unidos, que têm destinado mais milho à produção de etanol.

Mas o carro-chefe da produção e das exportações do campo ainda é a soja. Em uma área 2,3% superior à do ciclo anterior, os produtores do grão devem colher 1,6 milhão de toneladas adicionais nesta safra. 

Em relação ao ciclo 2006/07, a produção cresceu mais em Mato Grosso (15%), Goiás (5,5%), Bahia (6%), Piauí (54%), Maranhão (13%) e Tocantins (37%). No Sul, a produção recuou sobretudo no Rio Grande do Sul, que deverá colher 18% menos. 

  Valor

 

 

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: