DENGUE DERRUBA TURISMO DO RIO


 

A rede hoteleira do Rio já sente os primeiros sintomas da epidemia de dengue. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotelaria (ABIH), as reservas estão 20% abaixo do que o esperado para o feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril. A redução das filas nos hospitais, com a chegada de mais médicos para o atendimento aos pacientes, não deverá alterar esse quadro. Para o setor turístico, o contágio é mais lento porque a imagem da cidade vai sendo afetada aos poucos no exterior e nos outros estados. Um exemplo é o cancelamento de pelo menos dois eventos de negócios. A doença também atingiu a capacidade produtiva: pelo menos 15 mil pessoas deixaram de trabalhar.

Total de reservas em hotéis da cidade está 20% menor do que o esperado

 A Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) revelou que as reservas feitas até esta semana indicam ocupação de 45% nos hotéis da cidade para o dia 21. Esse percentual estaria hoje, em condições normais, de 52% a 55% .

A Barra é dos bairros mais picados pelo mosquito e dois eventos de grandes empresas foram cancelados no estabelecimento, transferidos deste mês para uma data ainda não definida. O prejuízo pode ter sido de até R$ 6 milhões. 

Procurada pelo JB, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, não comentou o assunto. A assessoria do órgão disse que o problema da dengue estava sendo resolvido pelo Ministério da Saúde e pelo governo Estadual. O silêncio das autoridades assusta porque 40% dos turistas estrangeiros no país fazem do Rio de Janeiro sua porta de entrada.

JB

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário