RS: Parte do empréstimo do Bird vem em junho


O diretor-gerente do Banco Mundial, Juan Jose Daboub (foto), o segundo na hierarquia do Bird, afirmou, nesta segunda-feira (31), em Washington, que a primeira parte do empréstimo ao Governo do Estado poderá ser liberada até 12 de junho. A informação foi dada à governadora Yeda Crusius no final da manhã, na sede da instituição, onde prosseguem durante esta tarde as reuniões entre a governadora e os dirigentes do banco com vistas ao financiamento de US$ 1 bilhão para reestruturação da dívida pública do Estado.

Daboub, que elogiou a atuação do governo estadual na busca do ajuste fiscal e da modernização da gestão pública, afirmou que o Banco Mundial seguirá como parceiro do Rio Grande do Sul no processo de equilíbrio financeiro para o desenvolvimento.

Para a governadora Yeda Crusius, que participa das reuniões acompanhada do secretário da Fazenda, Aod Cunha, o encontro com o diretor-gerente da instituição foi uma oportunidade de renovar a confiança entre o banco, o governo e a população do Rio Grande do Sul.

As reuniões desta segunda-feira marcam a fase de ajustes no contrato entre o Governo do Estado e Banco Mundial, permitindo aos seus diretores e vice-presidentes aprofundar os conhecimentos sobre o projeto do Rio Grande do Sul. Os encontros significam ainda a primeira visita da governadora à sede da instituição, em Washington, depois de o Rio Grande do Sul ter recebido 11 missões oficiais do banco desde o início das negociações, há cerca um ano.

A operação permitirá pagar contratos da dívida com a União cujos encargos sejam maiores do que os do Banco Mundial. Os recursos serão devolvidos ao longo de 30 anos, sem prazo de carência. A operação depende de uma série de compromissos do Estado com o ajuste fiscal e a modernização da gestão pública, definidos como a contrapartida ao financiamento. 

Governo-RS

Comente ou deixe um trackback: URL do Trackback.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: