Mandela: arquivos e cartas são disponibilizados online


Em projeto que tem o apoio da Google, foram colocados na internet arquivos sobre Nelson Mandela.
São milhares de cartas, fotografias e documentos relativos ao ex-presidente da África do Sul, colocados on line nesta terça-feira, 27, em um projeto que visa a aumentar o acesso aos arquivos que detalham sua longa caminhada para a liberdade.

Entre os itens, incluindo cartas que Mandela escreveu para sua família que foram contrabandeadas para fora da prisão, o seu cartão de membro da Igreja Metodista de cerca de 80 anos atrás e diários escritos à mão foram digitalizados e dispostos em um site (archive.nelsonmandela.org) projetado para parecer uma exibição de museu.

O projeto, com um custo inicial de US$ 3 milhões, foi elaborado pelo Centro de Memória Nelson Mandela e pelo Instituto Cultural Google. É o primeiro projeto deste tipo do Google, que assegurou que o material está aberto a todos e os detentores de direitos autorais originais mantêm seus direitos. O Google está planejando usar esse projeto como um trampolim para trazer mais conteúdo online de outras figuras históricas do século XX.  http://archive.nelsonmandela.org/#!home

Ndileka Mandela, a neta do ex-presidente, disse que ele sempre foi um homem progressista e está radiante pelo arquivo online. “Embora desejássemos considerá-lo apenas nosso avô, ele é uma figura pública. A publicação das cartas que ele escreveu para vários membros da família não é realmente um problema, porque mostra às pessoas que ele é um ser humano”, disse.

Mandela, 93 anos, foi submetido a um exame abdominal no mês de fevereiro que mostrou que não havia nada errado com o homem agraciado com o Prêmio Nobel da Paz por ajudar a derrubar o regime do Apartheid na África do Sul.”Para um homem da sua idade, ele está indo bem. Ele não perdeu seu senso de humor”, afirmou Ndileka Mandela.

http://archive.nelsonmandela.org/#!home

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.466 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: