Idoso de 60 anos poderá ter passe livre em metrô e trem metropolitano


Uma PEC (proposta de emenda constitucional) em discussão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo quer que a gratuidade no Metrô, em barcos, em ônibus e trens metropolitanos beneficie quem tem a partir de 60 anos de idade.

Hoje, segundo o Estatuto do Idoso, são isentos de pagar pelo transporte coletivo urbano quem tem mais de 65 anos. Porém, de acordo com a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), autora da PEC, essa determinação se deve à pressão das empresas. “O Estatuto do Idoso esclarece que tem o objetivo de regular os direitos de quem tem 60 anos ou mais logo no primeiro artigo”, diz.

A proposta garante aos idosos que tenham a partir de 60 anos a gratuidade em todo o sistema de transporte coletivo sob administração direta ou indireta do Estado. Ela tem o apoio de deputados do PSDB e do DEM, que assinaram a PEC.

Débora Melo/Agora

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • DALVA ALMEIDA E SILVA,  On novembro 14, 2014 at pm:40 pm

    SOU DO RIO GOSTARIA DE SABER SE JÁ POSSO TIRAR MEU PASSE, POIS TENHO 61 ANOS, E JÁ PERDI VARIAS CONSULTAS NO INCA POR CAUSA DE DINHEIRO DE PASSAGEM, NÃO ME DERAM DIREITO AO PASSE ESPECIAL POR EU NÃO TER FEITO O TRATAMENTO DE QUIMIOTERAPIA E NEM RÁDIOTERAPIA, MAIS AINDA ESTOU INDO NO INCA NO TRATAMENTO DE ROTINA, GANHO UM SALÁRIO MINIMO DO INSS, MAIS COMPRO REMÉDIO E TENHO GASTOS DE OUTRAS COISAS. E NÃO POSSO MAIS TRABALHAR PQ ESSES TIPOS DE DOENÇA SEMPRE DEIXAM SEQUELA E TBM A IDADE JÁ NÃO PERMITE MAIS CERTOS TIPOS DE SEVIÇO. ME AJUDEM, AGUARDO UMA RESPOSTA.

  • José Antonio dos Santos  On outubro 13, 2014 at pm:32 pm

    O governo tem que ver isso o mais rápido possível, pois quando a gente se aposenta, perde os vales:transporte, alimentação e cesta básica para ganhar um mísero salário que o inss calcula a moda deles, por isso nós precisamos de viajar em transportes urbano, inermunicipal ou outro que seja após os 60 anos e não aos 65 anos,

  • Elisabeth Turtura  On setembro 3, 2014 at am:28 am

    porque SÃO PAULO passe livre para as idade 64 e metropolitano não?

  • Rozinete Gonçalves de Azeredo  On agosto 8, 2014 at am:15 am

    Faço 60 anos dia 20 de agosto, gostaria de saber se terei direito á carteira de idoso para não pagar passagem em ônibus municipal, desde já agradeço.

    • Maria Jose de Araujo Silva  On agosto 21, 2014 at pm:33 pm

      Fiz 60 anos em 19 de março de 2014;Gostaria de saber se já tenho direito ao vale idoso e se possível;como fazê-lo?

  • Jose Carlos Silva  On maio 7, 2014 at am:25 am

    gostaria de saber se o projeto do governo quando assinou passe livre para os idosos se e valido para todo estado ou so capital ,quero saber qual foi o dia que foi assinado o tal projeto dos idosos a partir dos 60 anos tanto homens e mulheres, porque na grande São Paulo as autoridades municipais não nos informa sobre a tal lei agora e epoca de eleições acontece tudo ok

  • edivaldo nascimento das chagas  On abril 24, 2014 at pm:24 pm

    Sim como a UPP do Rio de Janeiro, que assassinam a população daquele lugar.
    Aqui no Recife, não são UPPś, mais sim Os Direito dos Idosos, no passe gratuito nos coletivos de 60 anos com Decreto Lei, que não os respeitam, Além de ostirizar, derespeitar, criar problemas, queimar paradas para velhos de 70, 80, 90 e pessoas idosas que estão doente que vai para o hospital. Os motoristas, cobradores e fiscais, estão como bandidos massacrando, esses idosos. Onde tem mais bandido nesses coletivo são a Empresa Borborema de Moreno e Vitória, não são todos, O ônibus de Vitória tem 2 lugares, para Idosos, e eles ou seja os motoristas colocam já 2 pessoas para descer pela frente sem pagar nada para eles. Nem a televisão nem a EMTU, nem a Polícia nem o Ministeŕio Público da jeito a esses BANDIDOS, QUE VIVEM AMENDRONTANDO OS IDOSOS.

  • alessandra m, dotta  On abril 9, 2014 at pm:37 pm

    com apresentaçao da identidade já posso viajar de metrô graciosamente ? tenho 62 anos !!!

  • gevaldo de sousa  On abril 3, 2014 at pm:46 pm

    fui a rodoviaria exercer o meu direito de viajar pro interior, tenho 60 anos e la me e informaram que eu so poderia adquirir a passagem 5 dias antes da viagem e nao mais e nao menos e pelo que eu sei da lei a gente tem o direito de adquirir ate 24 horas antes e ai? a quem devo reclamar sobre os meus direitos? eu agradeço pelas respostas cabiveis sobre estes fatos, abraços gevaldo

  • Eustaquio Rosa Monteiro  On janeiro 14, 2014 at pm:38 pm

    Eu ja tenho 63 de idade sou aposentado por tempo de contribuiçao 36 ja cumpri meu dever com o meu pais , gostaria de saber ja posso retirar o meu bilhete do idoso e o minimo que estou pedindo obrigado

    • Elizabeth  On janeiro 27, 2014 at pm:24 pm

      Sr. Eustaquio, depende.
      Para ter o Bilhete do Idoso para nao pagar viagens interestaduais o senhor precisa comprovar ao CRAS do seu bairro que recebe menos de dois salários mínimos por mês. Se ganhar mais do que isso, mesmo que seja por aposentadoria, não recebe o beneficio.
      Para viajar nos onibus da cidade de SP o senhor precisa ir a um posto da SPTrans, levar um documento pessoal e fazer o “bilhete unico do idoso”. Nesse caso a renda não interfere.
      Para viajar de Metrô sem pagar nada deve esperar ate os 65 anos.
      E para viagens intermunicipais dentro do Estado de SP só precisa apresentar um documento com foto noguiche da empresa de onibus, Essa lei exige que compre o bilhete entre 5 dias e 24 hs do momento da viagem.
      Para viagens interestaduais, se o senhor tiver direito, pode comprar ate 30 dias antecipado.
      Se deixar pra comprar de ultima hora normalmente não consegue porque são só duas passagens por cada horario de onibus convencional. Executivo e Leito não são oferecidas aos idosos.
      Espero ter ajudado.

  • adeir sponton  On novembro 24, 2013 at am:41 am

    QU ERO PARABENIZAR OS GOVERNANTES DO A B C . POIS POR LA MAIOR E S DE 60 TEM PREVILEGIO QUE NA O TEMOS EM SAO PAULO FIQUE M TRANQUILOS POLITICOS .NAS PROXIMAS ELEIÇOES …………………………………………

  • helenice  On novembro 13, 2013 at pm:41 pm

    tenho 60 anos como que eu faço para conseguir gratuidade no onibus coletivo sou de bh

    • aparecido roberto martins  On dezembro 19, 2013 at pm:21 pm

      se o governo aprovar esta medida você poderá ir ex; de são bernardo a capital com passe livre .demorou prá dar uma chance aos idosos, ao menos isso vamos elogiar o PT,,,se ele não voltar atrás é claro,,,,,

  • joao batista bezerra  On novembro 8, 2013 at pm:22 pm

    O governador ja assinou esta e saiu publicado no diario oficial oque estao esperando para deixar os idosos com mais de 60 anos entrar sem pagar nos coletivos da capital e dos municipios ja passou da hora ajudem os idosos pois vcs tambem serao um dia afinal ja fizemos nossa parte e continuamos issoe nosso direito por favor senhores politicos?

  • cerineia da silva correa  On novembro 6, 2013 at pm:06 pm

    TENHO A CARTEIRA DE PASSE LIVRE DE ONIBUS,COMO FAÇO PARA TER A DE METRO E TREM?

    • Zelia de Castilho  On janeiro 7, 2014 at pm:32 pm

      Aqui em São Paulo,vai ate a estação de metrô Marechal Deodoro,é ali que dão o passe livre pra metrô…..Se é livre para trens,ja não sei….vce sai na hora com o teu cartão de passe livre.

  • judite maria paulino  On novembro 5, 2013 at pm:09 pm

    boa noite tenho 62 anos tenho direito passe livre gostaria de saber.

    • judite maria paulino  On julho 31, 2014 at am:29 am

      bom estou aguardando resposta. obrigada

  • joao batista bezerra  On novembro 5, 2013 at am:16 am

    sou aposentado por invalidez e vou fazer 63 anos e as empresas dos onibos negam meu passe livre o que devo fazer para conseguir andar no metro no trem e nos onibus sem pagar.me ajude por favor pois preciso dos coletivo para me locomover ja que ando de muleta pois tenho doenca na coluna lombar e faco tratamento…..

    • Zelia de Castilho  On janeiro 7, 2014 at pm:38 pm

      acredito,que eles não deram ainda pra vce, João Batista Bezerra,porque vce não fez 65 anos ainda….assim que completar 65 anos ja podera exigir seu direito de cidadão.Homem 65 anos mulher 60 anos ja tem o direito.
      zelia de castilho.

  • maria aparecida ribeiro gonçalves  On novembro 5, 2013 at am:08 am

    observação… completei 60 anos e procurei na agencia de minha cidade d Assis s.p. como fazer pra não pagar o passe …. resposta vc vai continuar pagando aqui só com 65 anos… hi dai nossos deputados como fica????????????? aguardo resposta. email. meukerubimanjo@hotmail.com.

    • aparecido roberto martins  On dezembro 19, 2013 at pm:30 pm

      quero saber como faço prá tirar a carteirinha de gratuidade,prá vim de São Bernardo prá capital pois tenho 64 anos e 3 meses.,agradeço se me der a resposta.

  • maria apresentação dos anjos  On novembro 2, 2013 at am:53 am

    Tenho 61 anos e quero saber se eu tenho direito ao passe livre.nos onibus
    estaduais e interestaduais.Espero resposta.obrigado.

  • octacilio martins ribeiro filho  On outubro 14, 2013 at am:47 am

    tenho 65 anos e quero viajar de graça para o estado de sao paulo posso e como adquirir o bilhete

    • Zelia de Castilho  On janeiro 7, 2014 at pm:47 pm

      Se vce mora em São Paulo,va no posto do SPTRANS do bairro onde mora,ou venha ate o centro de São Paulo,na rua BOA VISTA,pergunte pra um guarda na Sé ele te orienta,pois é pertinho…qto a viagens para o interior de São paulo,tem que perguntar na rodoviaria onde vce compra o bilhete.

  • maria joseda siva  On outubro 14, 2013 at am:20 am

    moro no rio de janeiro tenho 61 anos pois pago todas passagem eles disem que nao tenho direito a gratuidade

    • octacilio martins ribeiro filho  On outubro 14, 2013 at am:44 am

      quero viajar tambem para o estado de sao paulo sem pagar passagem tenho 65 anos Obrigado

  • Maria Cristina Ferreira de Lma  On setembro 20, 2013 at pm:14 pm

    Ja tenho minha carteirinha para andar de onibus gratuitamente, mas o metrô ainda não, pois só tenho 61 anos. Se isso for aprovado mesmo ficarei muito feliz, pois o meu marido tambem poderá tirar a dele.

  • Norma Vasconcellos  On agosto 25, 2013 at pm:13 pm

    gostaria de sabe se posso tira o passe livre tenho 62 sou diabética

  • octacilio martins ribeiro filho  On agosto 13, 2013 at pm:07 pm

    sou de sao paulo ganho apenas um salario minimo sou desquitado e quero viajar gratuitamente para o estado de sao paulo pois para outro estado ja tenho a carteirinha

  • Rui Carlos Joliins  On julho 10, 2013 at am:49 am

    Tenho mais de 60 anos e dependo do uso de todas modalidades citadas no projeto citdo para isenção, porque não votam e aprovam essa medida que muito benificiará aquels com pouco recursos. Rui Carlos Joliins – SP /Capital

    • joanir  On maio 7, 2014 at pm:50 pm

      Geraldo alkimim liberou passe livre para os idosos acima de 60 anos .na emtu mais quando os idosos vão tirar o cartão e renegado dizendo que so acima de 65 anos e os motorista não abrem a porta da frente dos coletivos o que pode ser feito para resolver esta situasão

  • Ranulfo Reis Conceição Filho  On julho 8, 2013 at pm:43 pm

    Porquê em São Paulo, mulheres ficam isentas de pagar ônibus aos 60 anos e os homens aos 65 anos. Está mais que provado que homens e mulheres tem os mesmos direitos e deveres,então porquê este absurdo. Vamos ver se o novo prefeito de São Paulo, toma uma atitude á este respeito, ou será que vamos ter que fazer passeatas para reivindicar os nossos direitos.

  • Ranulfo Reis Conceição Filho  On julho 8, 2013 at pm:36 pm

    Nos países ocidentais, homens e mulheres tem os mesmos direitos e deveres: concordo plenamente. Só que na cidade de São Paulo, isto não funciona, pois as mulheres não pagam passagens de ônibus aos 60 anos e, os homens tem que esperar 65 anos para não pagarem as passagens. Isto não é justo. Será que as autoridades não enxergam isto, ou será que as autoridades estão confundindo transporte público com o INSS,aonde as mulheres se aposentam por idade aos 60 anos e os homens aos 65 e, alegam que as mulheres trabalham mais que os homens. Quando é que as autoridades vão aprender a ter um pouco mais de bom senso.

    • Valdomiro Rocha  On novembro 8, 2013 at pm:30 pm

      Ranulfo, não é questão de bom senso e não estão se confundindo. A questão é olho grande em cima do dinheiro público e intenção de roubar, veja o rombo que o kassab deixou e é só o começo. O prefeito de são paulo o Hadade sabendo do envolvimento diretor dos transportes da sp trans continuou com ele. Isso é tudo manipulação que eles fazem contra o povo e mesmo assim os cidadãos votam em tranqueiras como essas. Sou revoltado com pilantras corruptos e tem mais. tenho certeza que este site não por no ar o meu comentário.

      • joao batista bezerra  On novembro 8, 2013 at pm:08 pm

        Ja saiu no diario oficial o estao esperando para liberar o passe livre para os idosos com mais de 60 anos pois moro em cajamar e tive que pagar o onibos intermunicipal ate a lapa em seguida o trem ate o metro e tive que pagar mesmo estando com uma muleta pois arrasto a perna asquerda que tenhoque fazer pois vou completar 63 anos e ainda pago os coletivos me sinto envergonhado e disqriminado me ajudem ai por favor e me mandem resposta sim???

  • dario pedro fernandes  On maio 27, 2013 at pm:30 pm

    tenho 61 anos gostaria de saber ei tenho direito de passe livre nos coletivos de sao paulo

  • celia paula teixeira  On abril 22, 2013 at am:28 am

    tenho 62ano moro rio janeiro quero saber tenho direito passe livre

  • IONE  On abril 12, 2013 at am:19 am

    AOS POLITICOS DESSA NAÇÃO ; DEEM A GRATUIDADE AOS QUE JA FIZERAM 60 ANOS , POIS SOMOS DE UMA GERAÇÃO QUE , TRABALHAR ERA JA DESDE OS 8 ANOS , TRABALHO DURO , ENTÃO TRABALHAMOS FOI 52 ANOS , DEVIAMOS TER GRATUÍDADE , NOS ONIBOS ,METRO , CINEMAS , CIRCOS , FAÇAM JUSTIÇA , A QUEM DE VERDADE : O IDOSO .

  • INGRID  On abril 5, 2013 at pm:55 pm

    INGRID, Eu gostaria de saber se a minha mãe tem direito ao passe ela ja tem 65 anos.

  • luiz  On março 3, 2013 at pm:07 pm

    meu pai tem 64 anos ele tem direito o passe livre,e ele não e aposentado e não tem como comprovar a renda ele mora no rio de janeiro.

  • Jose Silva arruda  On janeiro 1, 2013 at pm:15 pm

    Tenho 63 anos, completo agora dia 14 de Janeiro de 2013, e gostaria de saber como conseguir e onde,e quais documentos para ter passe livre para ônibus, trens e metro na cidade de São Paulo.

  • Leonice Saraiva Venezian  On dezembro 19, 2012 at am:07 am

    Se idoso é a partir de 60 anos, não temos que pagar passagem. Porque em muitas cidades e estados essa lei vigora e aqui em Campinas não. Me esclareçam por favor

  • ELISIA DE MORAES PEIXOTO  On novembro 15, 2012 at am:36 am

    MINHA MULHER ACABOU DE FASER 60 ANOS ELA USA TODO DIA CIRCULAR PARA IR AO TRABALHO ELA PODE DEICHAR DE PAGAR OS CICULARES SE HORTOANDIA HA CAMPINAS E VICE E VERÇO AQUI DISEM QUE NAO SOMENTE COM 65 ANOS MANDE UMA RESPOSTYA URGENTE POR FAVOR

    • Sandra Valéria  On dezembro 5, 2012 at pm:01 pm

      Minha mãe tem 63 anos e quer saber como adquirir o passo legal pra andar de ônibus dentro de Recife se pagar passagens , e vim pra João Pessoa PB se pagar passagens. Quero resposta.Vou mandar meu e-mail.

    • cirlande souza  On maio 11, 2013 at pm:53 pm

      caro senhor pela lei do idoso sua esposa já tem o direito adquirido isto é lei então é valido em caráter nacional.

  • claudineia de siqueira gomes  On outubro 17, 2012 at pm:03 pm

    minha mãe tem 63 anos e gostaria de saber como fazer para adquirir passe livre municipal e estadual,pois ela mora no interior de são paulo e quer vir me visitar aqui,eu gostaria de saber como poderia estar lhe ajudando nestas informações.

  • Diolisete Cardoso  On outubro 6, 2012 at am:19 am

    tenho 65 ANOS COMO FAÇO PARA OBTER O PASSE DO METRO OBG.

  • wanda maria silveira de moura  On agosto 20, 2012 at pm:56 pm

    gostaria de saber como posso adquirir meu passe livre pois tenho 62 anos

    • Jose H, Silva arruda  On setembro 22, 2012 at pm:21 pm

      Boa tarde,
      Tenho 62 anos, a empresa que trabalho, pode me transferir, sem que eu queira do setor que trabalho para local?

      • aaaaa  On junho 27, 2013 at pm:17 pm

        pode sim,
        porém se a transferencia for para outro municipio, voce tem direito a um
        reajuste salarial de 25%

  • JOAO  On agosto 1, 2012 at pm:51 pm

    BOA TARDE, EU JOAO MONZATO ESTIVE NA ESTAÇAO DO METRO DE MARIA DA GRAÇA E FUI BARRADO COM A MINHA CARTEIRA DE IDENTIDADE PARA QUE EU PASSASSE COM O DIREITO EM QUE NOS FOI CONCEDIDO AOS IDOSOS COM 60 ANOS. O SEGURANÇA CUSTODIO ME FALOU QUE O DIREITO A GRATUIDADE E A PARTIR DE 65 ANOS . AFINAL DE CONTAS A PEC QUE A DEPUTADA ASSINOU NAO TEM VALIDADE OU ESTE SEGURANÇA NAO ESTA CAPACITADO PARA A FUNÇAO QUE ESTA EXERCENDO. AGUARDO UMA RESPOSTA

    • joao carlos ale cordeiro  On novembro 16, 2014 at pm:19 pm

      Eu estou também interessado pois tenho 60 anos e não quero passar por um constrangimento por ser mal ou bem informado tenho ou não tenho direito.

  • josé gildo simoes da silva  On julho 7, 2012 at pm:45 pm

    eu josé gildo simões da silva moro em ferraz de vasconçelos, gostaria de saber como faço para adquirir uma carteira para ser livre de pagá conduçao vou fazer 60 anos.

  • Neuracy Inácio da Silva Wining  On junho 29, 2012 at pm:21 pm

    Moro em São Paulo, estou na véspera de completar 60 anos, gostaria de saber como adquirir o passe livre para transporte e do metrô

  • Diolisete Cardoso  On junho 27, 2012 at pm:41 pm

    tenho 64 anos onde posso tirar o passe do mmetro

  • joao mitev filho  On junho 23, 2012 at pm:29 pm

    Tenho 60 anos sou considerado idoso, não consigo emprego registrado trabalho como autunomo tem meses que não consigo nem cobrir a condução
    trabalho desde a idade de l3 anos, porque as mulheres c/60 anos ja podem
    ter o previlegio onde esta a igualdade , acho ate que elas poderiam ter esses
    direitos apartir do 55 anos, ja que trabalham bem mais que os homens.

  • Elza Maria Pradines de Mendonça Mello  On maio 30, 2012 at pm:29 pm

    Moro no RJ vou completar no próximo mês 65 anos, como posso ter passe livre em ônibus e metrô, grata

  • NADIR GUIMARÃES MARCHETTI  On abril 24, 2012 at pm:29 pm

    Como posso conseguir o cartão gratuidade para viajar de trem, pois já tenho 65 anos e preciso desse cartão gratuidade.

  • Fernando Assis  On março 29, 2012 at pm:28 pm

    É um verdadeiro absurdo a gente não poder sequer saber como tirar o cartão gratuidade do metro para idosos. Há informações oficiais para o caso dos ônibus. Mas o metrô…, é como se o metrô ainda não existisse. É que o Brasil, na prática, é tão atrasado e esculhambado, que a mentalidade oficial “esqueceu?” de dizer como se consegue isso. Temos que perguntar aos idosos que por acaso já estejam usando o cartão do metrô. O Brasil vai demorar séculos a sair do absurdo inacreditável. Basta se ver como é o atendimento médico neste país (não só o SUS, mas já também o particular).

  • Clotilde Barbosa da Silva  On março 15, 2012 at pm:09 pm

    Tenho 60 anos , gostaria de saber como faço para tirar meu passe do idoso gratuíto em Cajamar e Santana de Parnaíba e outras regiões como São Paulo, Osasco .

    • Divino Garcez.  On janeiro 12, 2013 at pm:11 pm

      Eu Divino Garcez já completei 63 anos de idade e fui barrado no metro entre a estação tiete para tucuruvi a moça que a gratuidade é para que já tem 65 anos de idade ,eu gostaria saber quando foi modificado esta lei passando dos 65 para 60 anos esta gratuidade me envie por favor quando foi modificado o estatudo ano numero do decreto e outras coisa mais. obrigado aguardo sua resposta no meu Mail abaixo escrito. obrigado.

  • Felisbino Souza  On fevereiro 2, 2012 at pm:05 pm

    tenho 61 anos, gostaria de saber se tenho direito ao passa no metro em São Paulo

    • Cris  On março 7, 2012 at am:45 am

      Não, o direito à gratuidade é para aqueles que já completaram 65 anos, conforme está explicado no texto acima.

    • Cris Ogata  On março 7, 2012 at am:48 am

      Não, apenas com 65 anos completos.

    • maria das graças  On abril 2, 2012 at am:46 am

      tenho 61anos e não tenho direito a passagem de gratuidade so com 65anos.

  • creonilda cantamissa  On novembro 27, 2011 at pm:06 pm

    Eu gostaria de saber como faço para obter meu passe do metrô e do õnibus trem, ja completei 61 anos, por favor me informe, pq sou totalmente leigo neste assunto,
    mais este projeto dos 60 anos está otimo, qual o endereço porque eu moro em campo grande Rio de Janeiro e preciso muito do passe pois eo só ganho um sal
    ário minímo
    pessoa com esta idade, eles acham inapto para o trabalho, e se a pessoa não trabalha como vai pagar os transportes. desde já agradeço obrigada!!

  • Rosa Marino da Silva  On novembro 21, 2011 at pm:15 pm

    Gostaria de saber se o idoso de 60 anos tem gratuidade no metrô? Eu tenho 60 anos e queria saber. Obrigado.

  • Terezinha Silveira  On novembro 4, 2011 at pm:55 pm

    Gostaria de saber mais a respeito, pois tenho 63 anos, e todos meus amigos dizem que já tenho direito, mas co,o não aparento a idade que tenho, não consigo, e algumas amigas minhas com menos de 60 anos, mas que aparentam mais só apresentam a identidade para o motorista ( Transportes intermunicipais), e descem normalmente,,,

  • Umberto  On outubro 12, 2011 at pm:10 pm

    A maioria (pra não dizer todos) dos parlamentares nunca pegam onibus, portanto para que se preocupar se a idade é 60 ou 65 ou 90 ???
    “Esperança é a ultima que morre”, mas mesmo a Esperança tem que completar 65 anos para não pagar onibus, mas como ela é a ultima que morre vai dar tempo.

  • maria das mercez  On setembro 29, 2011 at am:18 am

    informada pelo Srs. que tenho direito de passes livre em metro, acabei de falar
    com funcionario do metro me informaram que tenho direito apos 65 anos referindo uma lei estadual, e agora, com quem devo falar

    SP 29/09/2011
    maria das mercez

  • Claudina Romana Filha  On junho 26, 2011 at pm:12 pm

    QUERO SABER SE É POSCIVEL ENVIAR UM PASE LIVRE TRANSPORTE DO IDOSO PARA INTERMUNICIPAL BAHIA E OUTRO ESTADO AGORA QUE FIQUE DE MAIR QUERO VIAJÁ POIS ANTES NÃO VIAJAVA POR FALTA DE DINHEIRO O DINHEIRO É CULPADO DA NOSÇA INATIVIDADE!

  • maria s. n. dos santos  On abril 24, 2011 at pm:17 pm

    Concordo plenamente com o comentário do colega Francisco Araújo, uma ves o cidadão é considerado velho e não consegue emprego como é que ele pode pagar condução? eu que o poder público tem que reparar isso, por que mesmo o cidadão aposentado muitas veses ele não tem pra pagar condução.E uma vez que somos contribuintes isso é o mínimo que o governo nos pode fazer, pois é sua obrigação.

  • maria s. n. dos santos  On abril 20, 2011 at pm:27 pm

    Tenho 60 anos e goataria de saber como eu faço para ter direito a carteirinha de passe do idoso, que documentos precisa e onde eu tenho que requerer

  • nivaldo moreira da silva  On abril 4, 2011 at pm:15 pm

    preste atenção:..
    quando alguma coisa é para beneficiar apopulação, assim como foi para acabar com o tráfico de escravos,e mesmo abolição,
    teve que haver uma pressão no brasil porque alei já estava feita porém ninguém respeitava.Puxa, até hoje! é isso.

    uma deputada só não vai conseguir essa melhoria para o idoso que já sofre tanto com as intemperes.Óra, isso é otimo.

  • nivalcir campos andre  On março 18, 2011 at pm:13 pm

    ja completei 61 anos r queria saber se tenho direito no passe idoso,antenciosamente obrigado

  • Teruko Hida do Nascimento  On fevereiro 17, 2011 at pm:00 pm

    Tenho 62 anos e gostaria de saber como conseguir e onde,e quais documentos para ter passe livre para onibus, trens e metro na cidade de Sao Paulo.

  • JOÃO Dias  On fevereiro 1, 2011 at pm:56 pm

    Acho ésta pec sensacional, porque eu moro na cidade de Suzano e não pago onibus desde 6o anos, hoje tenho 64,porque existe uma lei municipal que com 60 anos não paga onibus, mas quando vou a São Paulo tenho que pegar o trem e tenho que pagar a passagem parabens deputada Maria Lucia Prandi

  • luis coelho  On dezembro 10, 2010 at am:17 am

    Tenho 60 anos e gostaria de saber como conseguir o passe livre para onibus na cidade de Sao Paulo, por favor.

    • Luiz  On abril 11, 2013 at pm:05 pm

      Porque em Sao paulo, mulher fica isenta de pagar conducao com 60 anos e homem com 65.
      o estatuto do idoso nao faz distincao entre homem e mulher ., a partir dos 60.

  • luiz evangelista  On dezembro 3, 2010 at pm:01 pm

    Eu já tenho 60 anos,se posso ter vale transporte, vai ser pra mim bem vindo, porque não sei se vou viver mais cinco anos;

  • luiz  On novembro 4, 2010 at am:06 am

    Olá já tenho 60 anos como faço para obter meu passe de metrõ

  • Francisco Araujo Costa  On julho 27, 2010 at am:32 am

    Eu gostaria de saber como faço para obter meu passe do metrô, ja completei 65 anos, por favor me informe, pq sou totalmente leigo neste assunto,
    mais este projeto dos 60 anos está otimo, o qual que poderia ser com 50, pois uma pessoa com esta idade, eles acham inapto para o trabalho, e se a pessoa não trabalha como vai pagar os transportes.

    • Cicero Oliveira dos Santos  On fevereiro 4, 2014 at am:39 am

      Aonde eu posso ir para ter meu passe livre .. tenho 62 anos

      • João batista Bezerra  On fevereiro 4, 2014 at pm:20 pm

        Quando e que vão liberar a passagem para o idoso com mais de 60 anos uma vez que o governador assinou o progeto e já esta no diário oficial ou vai acabar tudo em pizza ou e as empresas que manda porque até agora não aconteceu nada e continuo a pagar já com. 63 anos andando de muleta pois perdi o movimento perna me ajudem ai por favor!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.470 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: