“Por um Planeta mais limpo”: sabão em pó sem fosfato de sódio


Dentro de dez dias, a Unilever começa a divulgar ao consumidor uma série de mudanças em sua linha de sabão em pó – mudanças essas consideradas “as maiores dos últimos 15 anos” para o grupo no setor.

As marcas Omo, Brilhante Surf e Ala serão afetadas. O processo de produção, a composição dos produtos e as embalagens sofreram alterações, e estão em linha com o projeto de sustentabilidade da Unilever no mundo.
Na origem dessas mudanças está na necessidade de incluir a filial brasileira num plano de desenvolvimento de produtos sustentáveis do grupo anglo-holandês. Sete países já fazem parte desse projeto intitulado “Por um planeta mais limpo”. O Brasil é o oitavo país do mundo (e a primeira subsidiária da América Latina) a integrá-lo.
Para isso, a filial precisou rever a forma como trabalha.

Entre as medidas tomadas está a alteração da composição do sabão em pó da Unilever. Uma substância foi retirada da fórmula, o STPP (um fosfato de sódio), insumo fundamental para a limpeza eficiente das roupas, mas nocivo ao meio ambiente. É que na produção, no uso e no cálculo de descarte do produto com o fosfato, há uma elevada emissão do gás. Então, no lugar do STPP, entrou o carbonato , com emissão mais baixa. A composição das cinco versões de Omo, duas de Brilhante e quatro de Surf foram alteradas. Há cinco anos, o Ministério do Meio Ambiente determinou a retirada do STPP dos detergentes até o ano de 2012. A Procter & Gamble, dona do Ariel, retirou o fosfato
dos produtos em 2007 e a Unilever estava reduzindo a presença do insumo desde 2005.

Com essa alteração agora, a densidade do novo detergente em pó da Unilever mudou (algo que ela diz não ser perceptível) e por isso passou a ocupar um menor espaço na embalagem – que acabou ficando mais estreita. Por fora da caixa, também houve mudanças. A Unilever decidiu colocar o selo “Por Um Planeta Mais Limpo” na embalagem, além de incluir uma série de informações ao consumidor.

Ao mesmo tempo em que toma essas medidas, a Unilever muda o seu portfólio. O Omo Progress deixará de ser vendido neste mês. E será lançado o Omo Multiação Partículas de Extra Limpeza no lugar do Omo Active Clean, a ser retirado das lojas. Além disso, neste mês a empresa começa a vender o Omo Poder Líquido Super Concentrado.

A concorrente Procter vende o Ariel Líquido desde o final de 2008. A
Unilever chegou a apresentar o Omo Líquido em 1999, mas parou de fabricá-lo em 2004.  A alteração na fórmula dos detergentes não deve mexer no preço das mercadorias, diz a empresa.

Para comunicar as mudanças em Omo, Brilhante e Surf, a empresa vai investir R$49,6 milhões em campanhas publicitárias a partir deste mês.

Valor

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Edmilson de Oliveira Leal  On maio 15, 2011 at pm:55 pm

    Desculpe a demora. Entraremos em contato logo que possível.
    Att.: Edmilson

  • Jorge Martins  On janeiro 9, 2011 at am:51 am

    Este é um assunto de extrema importância. Desde que tomei conhecimento da agressividade do fosfato presente nos detergentes em pó, busquei uma alternativa para o problemae o bom é que encontramos uma solução. Hoje mobilizamos as pessoas na campanha “Lar Ecóligo”, que promove o cuidado do meio ambiente a partir de nossas casas, utilizando produtos biodegradáveis e isentos de fosfato.
    Fica aqui o convite a todos que queiram participar desta ação solidária ao nosso planeta, para que no futuro, nossos filhos e netos, possam viver num mundo realmente melhor.
    Faça parte da nossa campanha adquirindo produtos amigos do meio ambiente. Seguem meus contatos.

    JORGE MARTINS
    pharaor@gmail.com
    (95)4141-1530 – Tim Fixo.

  • Edmilson de Oliveira Leal  On outubro 28, 2010 at pm:59 pm

    Considero muito importante essa inicitiva. Portanto, são pequenas ações de todos, para que tenhamos um mundo melhor e mais limpo.
    Faço minha parte, coordenando uma gincana ambiental nas escolas da minha comunidade, incentivando a coleta seletiva, para a reciclagem. Nossa culminância será dia 05 e novembro, onde divulgaremos e premiaremos a escola campeã.
    Você poderiam estrar como parceiros nesse processo, fazendo distribuições ou doações de seus produtos, para que possamos embasar nosso projeto, com empresas responsáveis com o meio ambiente, e que fazem seu papel de responsabilidade social? Nossos eventos serão anunciados no site, http://www.saogoncalodoscampos.com
    Acesse,e ajude-nos e tenha notícias de sua empresa, como responsáveis com o meio ambiente, e que fazem seu papel de responsabilidade social.

    Edmilson Leal
    Professor e jornalista

    • Jorge Martins  On janeiro 9, 2011 at am:00 am

      Olá Professor Edmilson,

      Quero convidá-lo a conhecer nossa proposta de cuidado com o meio ambiente, que poderá ser muito útil no trabalho que o sr desenvolve na sua cidade. Creio que as soluções que temos, lhe darão grande suporte para continuidade e crescimento de seu projeto. Parabés pela iniciativa e ficam aqui meus contatos.


      JORGE MARTINS
      e-mail: pharaor@gmail.com
      Twitter: @JMartinsRR
      Tel.: (95) 4141-1530 – Tim Fixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.470 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: