Maracanã diminui capacidade para Copa 2014


A capacidade de público do Maracanã vai continuar diminuindo. Já foi de cerca de 200 000 pessoas, entre a inauguração, em 1950, até a reforma de poucos anos atrás. Agora, é de cerca de 85 000.

Para a abrigar a Copa de 2014, novas reformas encolherão o estádio. Passará para cerca de 60 000 pessoas, segundo deseja o governo do Rio de Janeiro. A ideia da reforma é manter a “casca do Maracanã” – ou seja, o anel externo que é a marca arquitetônica do estádio – e botar tudo no chão na parte de dentro.

As arquibancadas, por exemplo, que ficam longe do campo em comparação com os estádios modernos, ficarão junto às quatro linhas.

Haverá uma concorrência pública para saber quem toca a reforma. Mas até onde se sabe, o consórcio favorito número um, dois e três é uma associação entre Flamengo, CBF, Fluminense e a inglesa ISG, que seria a gestora do novo Maracanã.

Lauro Jardim

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Peterson  On abril 29, 2013 at am:22 am

    Flamengo x Fluminense já colocaram 170 mil no maraca,agora esse viados quererem diminuir pra 70 e poucos mil,porra perde a graça totalmente,saudade daquele anel fechado pela torcida do mengão,Raça Fla 60 mil o maior movimento organizado do brasil,e o resto era famílias e outras organizadas de menor porte como: Urubuzada,Manguaça,Fla show,Fla RN torcida de natal,ai entopia tudo 100 e poucos mil,que tremia meu querido.

  • Johnny James  On abril 9, 2013 at pm:06 pm

    A capacidade de público no Maracanã será de 78.838 pessoas, que é o número toal de cadeiras a serem instaladas até abril de 2013

  • Jessé Silva de Souza  On agosto 16, 2012 at am:28 am

    Nossa que absurdo né, a realidade da pulitiquez em diminuir a capacidade fisica das cadeiras do maraca, sou Jessé de Souza carioca desde 74, kd o CREA para impedir esse projeto sujo.

  • alexandre colares  On junho 13, 2012 at pm:02 pm

    é uma vergonha messssmo…uma falta de respeito…situação desagradavel…..sem precedentes…..intaum é o paíz da diminuição….ao invéz de se aumentar melhorando…eles..diminuem enfeitando…que coisa mais inadequada..pra um paiz em pleno desenvolvimento…..uma carniça…assim posso classificar essa situação….carnicentas..são as atitudes de pessoas que se prestam levantar pela manhã e manifestam vontades absurdas como essa…..impitimam….reclusão…desagregação da classe…para esses parazitas do sistema desportivo Brasileiro….sou Alexandre Colares…de Ribeirão Preto…rs

  • Serguei - Sergio  On dezembro 12, 2011 at am:35 am

    nao sou brasileiro, vivo na russia, mas me deu pena a decisao da FIFA sobre diminuir a capacidade desse grande estadio ateh 60 mil…. no Brasil eh pouco, caras !!

  • marcos paulo  On agosto 27, 2011 at am:37 am

    eu não acredito q vão diminuir o maoir estadio do Brasil, absurdo o maior pauco do futebol ..quem teve ideia desse projeto é muito burro é um filha da puta…

    • kelton  On outubro 22, 2011 at pm:07 pm

      um dia a capacidade do maraca será de cerca de 200 pessoas

      • kelton  On outubro 22, 2011 at pm:09 pm

        que diminui tira logo tudo e dexa a capacidade de 0 pessoas

  • danillo  On abril 16, 2011 at pm:50 pm

    caralho o maraca era pra tar aumentando ta e diminuindo era para cobrir o maraca ou aumentar. ta e diminuindo que vergonha isso

  • Igor  On janeiro 11, 2011 at pm:01 pm

    A CBF é um câncer no futebol brasileiro. Confederação de merda! Politicagem dos infernos. Ricardo Teixeira… vai se fuder seu filho da puta!

  • Leonardo  On janeiro 6, 2011 at pm:45 pm

    Cara o maraca fka com 60 mil lugares ngm merece tamus perdendo di feio pra um estadio la na china sei la q tem capacidade pra 150 000 mil pessoas,q merda é essa o país do futebol tinha q ter o maior estadio do mundo ja q quando c fla em rio sempre c lembra no maraca q na suam fundaçao tinha 200 000 mil lugares,agora essa cbf fka diminuindo,ah pelo amor né dak a poko como flaram vai tá com 10 000 mil.

  • marcio de souza  On dezembro 25, 2010 at pm:48 pm

    Deveriamos fazer um abaixo assinado, maraca para 100 mil trocedores e pronto porque deixar a arquitetura externa, derruba tudo, e faz um super estadio, o mais moderno do mundo, seria um novo ponto turistico do Rio de Janeiro, agora do lado de fora é antigo e por dentro meio moderno, cambada de idiotas.

  • thayron  On outubro 24, 2010 at am:16 am

    diminuir o maraca é a maior furada que estao fazendo o campo ja é lindo e grande pra que diminuir ele

  • colombia  On setembro 3, 2010 at am:30 am

    isso e uma putaria ,nos somos os melhore temos que ter o melhor e maior estadio do mundo ,essa cbf e e uma comedia ,,eles gostam mesmo e de superfaturar as obras para ficarem com o bolço cheio ,e isso ai muito obrigado

  • Estephanie  On setembro 1, 2010 at pm:20 pm

    poow isso éah uma merdah , tinha que almentar a capacidade não diminuir , poow o maraca era o maior do muundo essa bostah de fifa fica inventando modah coom isso , ee fica sempre diminuando dakii a pouco fica sóh 10 mil de capacidadee , mow merda isso ¬¬ ‘

  • vinicius vasconcelos  On setembro 1, 2010 at am:43 am

    pow loco como o maraca era o maior do mundo ate q essa merda de fifa dexa ele so com 85000 pessoas a capacidade q merda é essa deviamk au mentar essa capacida para uns 100 mil poxa loco ve uma final de copa num estadio de 60 mil pessoas poxa
    em vez de fazerem mais um andar de cadeiras nao fazem mais um anel superior eu ja fui la e axei grande mas se diminuirem vai fica uma merreca tenho 12 anos e sou de sao luis maranhao

  • loco abreu  On agosto 27, 2010 at pm:56 pm

    Brasil os tempos mudaram um estadio com 200mil so na decada de 50 onde todos mesmo os mais humildes conseguiam comprar bilhetes para ver os jogos,Hoje em se conseguir ver 2 jogos por mes sem pesar no bolso e mentira,tirando os derbys o estadio estar sempre vazio,e mais manutençao mais gastos se liga brasil estamos no capitalismo……

  • Emancipado  On agosto 27, 2010 at pm:35 pm

    Se liga brasil para que um estadio c tanto lugares sendo que na maior parte do campeonatos tirando os classicos fica cheio isso era em outros tempos quando a violencia era menor e ia uma familia toda ver uma partida de futebol.

  • Israel Moura  On agosto 23, 2010 at pm:58 pm

    Pow pq agente temos q atender aos padroes europeus, aki eh BraSil, onde a torcida agita o caldeirao no estadio. agente temos que seguir nossa tradição, agitar as massas!!!
    vcs veem um jogo de time europeu todos oS torcedores sentados, parece que estaum eh num velorio,, mow paia…
    O MARACA TEM EH QUE AUMENTAR A SUA CAPACIDADE!!
    PARA 200 MIL…
    pow como eh que teremos o classico dos milhoes, fla-flu, bota-fluminense, vasco e flu, fla e bota..
    VAO TIRA A IDENTIDADE DO ESTADIO POR CAUSA DA FIFA E POR CAUSA DE UM MES DE COPA, EXCLUIRAM A HISTORIA DO ESTADIO…
    JAMAIS,,,
    O MARACANA E PATRIMONIO NOSSO….
    DEVERIA FAZER UM PLEBICITO PARA CONHECER A OPINIAO DE QUEM FREQUENTA O ESTADIO DE FATO..
    NAO A FIFA Q VEM AKI UMA VEZ NO SECULO….
    .
    .
    AGNT SOMOS EH BRASILEIRO, TEMOS NOSSA CULTURA E NOSSA CULTURA E VER O MARACANA LOTADO COM 180 MIL.., NAUM COM MISERIA DE 60 MIL..

    DESSE JEITO O FLAMENGO VAI JOGAR OND???

    • Cândido  On agosto 24, 2010 at pm:57 pm

      vamos boicotar os jogos em todos os campos do RJ, vamos começar agora porra. tem que ser pra valer. quero ver se sem o povão nos estádios eles não acabam com essa palhaçada. a hora é agora antes que comecem a demolir a geral e as cadeiras. ninguém pode ir a jogo nenhum até mudar essa merda. e vamos falar que queremos o maracanã pra 200.000 pessoas de novo. Eles tem que mandar fazer o plebiscito também.

  • Anderson  On junho 11, 2010 at am:44 am

    Eu ñ concordo na diminuição da capacidade do maracanã, se ele é considerado o “maior do mundo”, pq ñ fazer jus ao adjetivo dado.Ao invés de diminuir deveriam amplia-lo. Pq a africa tem estadios com capacidade p/ 100mil pessoas e o maracanã tem de ser encolhido?

    • Cândido  On agosto 24, 2010 at pm:50 pm

      concordo plenamente. vamos então mobilizar todas as torcidas para este plebiscito, mas tem que ser uma mobilização muito forte, que atinja principalmente os governos federal, estadual e municipal, e se não reformularem o pensamento, passemos a boicotar os jogos, deixando o estádio vazio, e os os outros estádios do estado do rio de janeiro também.

  • Tiago de Oliveira  On março 2, 2010 at am:34 am

    Ta de sacanagem diminui o maracanã …se 100.000 quase não dava conta para a torcida do mengão 60.000 é só pra torcida organizada , a os idealizadores tem que rever isso maracanã tem história como já foi dito é palco pra 90.000 pessoas e não míseras 60.000

  • junior  On novembro 27, 2009 at pm:52 pm

    pow ta d saca ne como toda a torcida do mengao vai v o jogo ? c com 200 000 ja nao dava ainda mais com miseros 60 000

  • Andre Luís Castilho costa  On novembro 14, 2009 at am:26 am

    Se a fifa impõe a redução depúblico nomaraca, deve se lembrar que o maraca é, por tradição, palco de grandes públicos. Então faça a copa no engenhão. Maraca e local para 100.000 torcedores.Deve-se fazer projeto para isso.

  • josé alexandre  On outubro 29, 2009 at pm:57 pm

    EU ACHO QUE ELES NÃO DEVERIAM DIMINUIR A CAPACIDADE DO MARACANÃ NÃO.ELES PODERIAM MELHORAR ELE PARA GRANDES ESPETÁCULO E PARAR DE FAZER SHOW NELE, DEIXAR O ESTÁDIO PARA APENAS FUTEBOL. ESSE É UM PATRIMÔNIO QUE FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA, SE CONTINUAREM DIMINUINDO O MARACA. ELE VAI FICAR MENOR Q O MARACANANZINHO, PENSE NO DIA DE AMANHÃ…

  • nostradamos  On outubro 16, 2009 at pm:14 pm

    MEDIDA PREVENTIVA? REDUZIR VIOLENCIA? QUANTA HIPOCRIZIA E BESTEROL, A VIOLENCIA ESTÁ AI, E VAI CONTINUAR COM 50, 40 OU 30 MIL PESSOAS , SE É POR VIOLENCIA, TEM Q REDUZIR A 10 PESSOAS, 5 PRA CADA TIME EM UM CLASSICO, E AINDA ASSIM CORRE O RISCO DE ALGUEM ACERTAR A CABECA DE UM RSRS PQ AO INVES DE TIRAR AS PESSOAS DO ESTADIO E ENCOLHER O MAIOR DO MUNDO , ACABANDO COM A TRADIÇÃO DO MARACANA, OS GOVERNOS NAO RESOLVEM A VIOLENCIA? A RESPOSTA É SIMPLES, É MAIS FACIL DEPREDAR O MARACANA , ACABAR COM A TRADICÃO DESSE ESTADIO DO Q RESOLVEREM A VIOLENCIA… QUEM PAGA É O PUBLICO… ALIAS, O POVO SEMPRE TOMOU NO … MESMO….

    NA COPA DE 2032 O MARACANA VAI SER REDUZIDO A 10 PESSOAS, PQ A VIOLENCIA NAO VAI ACABAR NEM DIMINUIR….

  • demar  On outubro 7, 2009 at pm:21 pm

    pô! é uma vergonha essa atitude da fifa de diminui o maior do mundo, eu ja acho um absurdo a capaçidade atual do estadio, na minha opinião o maracanã tem que ter a capiçidade a cima de 150.000 no mínimo, a final ele é o maior palco do futebol mundial…

  • Romulo  On setembro 28, 2009 at am:36 am

    A capacidade de público do Maracanã vai continuar diminuindo!! Pois é né !! Isso é realidade + pq não tb alem de melhorar sua estrutura ,acomodação , segurança etc. e tal ,…. Eles se preocuparem tb com a capacidade do estádio buscar alternativas pra sua ampliação. Sei La,… construção de + 1 anel superior ? Essa opção acho que e + difícil. + existe outras, como tentar a maior aproximação da torcida com o gramado . Rebaixando o gramado e criando arquibancadas tipo meia lua atrás e na lateral do gramado, bem no estilo do estádio Centenário no Uruguai. Tudo bem q ia ser uma ampliação, de sei la ,vou chutar 5 mil lugares ha mais no maracanã mas seria algo q iria ajudar na ampliação e aproximação dos torcedores deixando o maraca com uma cara de um verdadeiro caldeirão.. + é aquilo quem sou eu pra falar algo RS

  • Henrique  On junho 29, 2009 at pm:50 pm

    Ta na hora da gente começar a virar gente também no futebol, e a estrutura (layout) de um determinado ambiente influência diretamente na questão da segurança.

    Se liga Brasil, fui….

    “Eu quero que o Brasil se torne um país decente”.

    A força de um desejo.

  • EXPEEITO ARAUJO  On junho 2, 2009 at pm:48 pm

    MEDIDA PREVENTIVA.

    AMIGOS, A DIMINUIÇÃO DAS LOTAÇÕES DOS ESTADIO, TOMADAS PELA FIFA TORNA-SE NECESSÁRIO FACE COLOCAÇÃO DE CADEIRAS PARA CONFORTO DOS TORCEDORES E DIMINIR A VIOLENCIA TÃO COMUM EM NOSSOS ESTÁDIOS.

  • Anônimo  On maio 2, 2009 at am:22 am

    vão lavar o maracanã com sabão em pó, para ele encolher tanto assim???

  • Evaristo  On abril 12, 2009 at am:54 am

    A Fifa manda diminuir todos os estádios do Brasil, poque ela não faz o mesmo com os europeus.

  • Evaristo  On abril 12, 2009 at am:51 am

    A Fifa manda diminuir todos os estádios do Brasil, porque ela não faz o mesmo com os eufrpeus.

  • valter  On março 20, 2009 at pm:51 pm

    eu acho uma vergonha porra por que este nosso patrimonio tem que reduzir tanto sendo que e o maior do mundo de area construida e o wembley aumentou para quase 100 mil sendo que sua area construida e bem menor acho um descaso do proprio governo do rio a maior torcida do mundo fla vai ficar com o dobro de fora vai perder terreno sem falar nas repressalias detalhe eu sou flu

  • Kilzer  On março 5, 2009 at pm:35 pm

    Como o Maracanã pode diminuir sua capacidade para 60 mil, se a Fifa exige q a final da copa do mundo tenha um estádio com capacidade pra 80 mil. Acho q é de conhecimento de todos q o maracanã vai ser a sede da final.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.457 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: