IR: quem caiu na malha fina


A Receita Federal divulgou hoje que 361.451 declarações de rendimento de pessoas físicas cairam na malha fina neste ano. O número mostra uma redução de 118.261 declarações retidas em relação ao total de 2007.

Entre as retenções, as omissões de rendimentos lideram as causas com 44,07%. Na seqüência estão as divirgências do IR retido na fonte, que correspondem a 30,78% do total.

De acordo com o Supervisor Nacional do Programa do Imposto Renda, Joaquim Adir Figueiredo, é importante que os contribuintes consultem o extrato de processamento no site da Receita Federal.  Isso porque a apresentação de declarações retificadoras ajuda a reduzir o número de declarações retidas na malha fina.

Figueiredo afirmou que a inciência inicial de retenções malha chegou a 906.046 e sofreu queda para pouco mais de 361 mil após retificações.

Último lote
A Receita Federal abriu no último dia 8 a consulta ao sétimo e último lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita ou ligar para o telefone 146, com o número do CPF em mãos.

Nesse lote, foram liberadas 451.062 restituições, totalizando um montante de quase R$ 733 milhões. O dinheiro está disponível para saque nos bancos desde o último dia 15. Haverá correção de 8,23% referente à taxa Selic de maio a novembro e de 1% de dezembro.

Quem não informou o número da conta para depósito da restituição deve ir ou telefonar a uma agência do Banco do Brasil ou ainda ligar para 4004-0001 nas capitais e 0800-729-0001 nas demais localidades. O contribuinte precisa, então, pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança.

Segundo a Receita, caso a pessoa não concorde com o valor da restituição, pode recebê-lo e depois reclamar a diferença em uma unidade local da instituição.

O dinheiro fica disponível no banco por um ano. Se não houver saque nesse prazo, é preciso requerer a restituição por meio de um formulário eletrônico (pedido de pagamento de restituição), que está disponível na internet.

Receita Federal

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.469 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: