Supletivo pode ser proibido para menores de 18 anos


O CNE (Conselho Nacional de Educação) criou uma resolução que proíbe que adolescentes com menos de 18 anos de cursarem a EJA (Educação de Jovens e Adultos), conhecido antigamente como supletivo. A votação da
resolução está marcada para esta semana e, se for aprovada, vira lei.

A votação será feita pelos 12 conselheiros da Câmara de Educação Básica –responsável pela educação fundamental e ensino médio do país.

Dentro do próprio ministério há muita discussão entre os educadores sobre a decisão. O principal
questionamento é se os jovens que já estão atrasados em relação aos demais, por terem abandonado a escola ou por repetência, terão que ficar afastados até que completem a maioridade ou dividirão as salas de aula com alunos mais jovens.

Atualmente, no país, dos 4,6 milhões de estudantes que freqüentam a EJA, cerca de 690 mil são menores de idade. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 50% dos jovens brasileiros com idades entre 15 e 17 anos estão fora do ensino médio. No Nordeste do país, a situação é mais crítica –mais de 300 mil alunos têm menos de 18 anos e seriam prejudicados com a resolução.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • fred  On fevereiro 18, 2014 at am:43 am

    se esta lei for revogada os alunos iram parar de estudar e pegar atalho .. isto não e certo.. você tem que estudar de acordo com sua idade. e seguir seus anos normais com deve ser feito.. tenho 33 anos de idade e só ágora eu posso estudar .. vou pra escola cansado e tenho que prestar atenção …
    mas estes menores de idade não quem estudar.. falam que querem mas na verdade estão na escola com o raio do celular ligado com aquela merda de funk ligado na maior altura. falando muito e ameaçando os professores.. pra que eles querem fazer o EJA.. fala serio não tenho que figar educando filhos de outrem tenho mais o que fazer … hoje em dia você jovem tem como estudar sim.. então vá pra escola na sua hora de estudar não vai la achando que esta no baile funk.. isto tira a atenção.

  • Monalisa  On novembro 27, 2013 at pm:35 pm

    Sério mesmo é nesta hora que você dar vontade de comentar..Vai tomar no (**) pra quem entende!!, engraçado né de menor não pose fazer supletivo, avá por favor né? Eu tou com 7 anos , e tou 2 anos atrasada graças a esta maldita lei eu não vou poder fazer um supletivo isso genti essa droga se chama BRASIL EM VEZ DE SER BRASIL ERA PRA SER SHIT” ORA POXA UM MONTE DE ADOLESCENTES QUE SE VIRAM DESDE OS 14 ANOS PRA TER ALGUMA COISA NA VIDA E VEM MAIS ESSA POXA VIDA EM… AFFS NÃO ACREDITO MESMO!!

  • mateus  On janeiro 26, 2013 at pm:51 pm

    Essa lei é uma porcaria. Quem já viu, proibir o aluno menor de idade que ele recupere seus anos perdidos na escola, caso pretenda fazer o ensino médio. Ou ainda, proibir o aluno que ingresse na universidade. O meu caso mesmo, passei no vestibular e tenho 17 anos de idade. No dia da matrícula, obviamente, terá que apresentar o certificado, porém, no colégio onde estudo, eles não dão o certificado ainda, pois ainda estou no 3° ano e lá são 4 anos. Ou seja, eu tenho que fazer o supletivo do ensino médio para me entregar na universidade. Caso não entregue, eu perco a vaga. Fui me matricular em um supletivo para o ensino médio, no entanto a mulher não deixou, já que eu ainda não tenho 18 anos. Ou seja, vou entrar na justiça pra conseguir fazer esse supletivo. Só não vou perder um vestibular. É muito imoral e sem lógica essa lei. Mim poupe :@:@:@

    • Monalisa  On novembro 27, 2013 at pm:38 pm

      Isso mesmo bote pra valer, pós ninguém vai fazer seu futuro a não ser você mesmo boa sorte

  • Vitoria  On outubro 20, 2012 at pm:33 pm

    tenho 16 anos e ainda vou fazer o teste de uma escola com ensino médio normal e se não me aceitarem irei fazer o EJA mais não poderei fazer as provas até que eu complete 18

  • Adryan Félix  On janeiro 4, 2012 at pm:50 pm

    O brasileiro calam a boca! cade a força do povo antigamente a novela amor e revolução está no ar!!!

  • Pamela Furtado  On julho 10, 2011 at pm:13 pm

    Não creio nisso, tenho 17 anos acabei de passar de serie no ensino fundamental (8ª série), e quero fazer ensino médio mais a diretora falou que eu não posso estudar por que sou de menor. Eu preciso estudar por causa do meu trabalho, e vou ter que ficar meio ano sem estudar por causa dessa lei ?
    Não é justo ao invés de ajudarem os jovem estão atrapalhando a vida dele, os jovem menores de 18 anos não podem fazer eja ele vão pra criminalidade isso é um absurdo ! Ou invés de vocês estarem ajudando estão atrapalhando. Espero que não seja aprovada essa resolução

  • Roberto Antonio Funke  On julho 6, 2011 at am:48 am

    Mais uma vez nossos governantes mostram o descaso com a educção em nosso país ;em vez de ajudar estão atrapalhando o ensino;regredindo depois não querem que haja tanta criminalidade,os jovens não podem estudar então vão pra outras atividades,pois ficam ociosos quando poderiam estar adiantando seus estudos;ou no caso de meu filho recuperando;não podem trabalhar não podem estudar;que tipo de democracia é essa?
    Devemos fazer uma campanha em rede nacional contra essa lei e derrubala para proteger nossos jovens.
    Obrigado pela chance de desabafo….VAMOS NOS UNIR PARA DERRUBAR ESTA LEI ABSSURDA!E MOSTRAR QUE O POVO AINDA TEM VOZ.

  • Douglas  On junho 22, 2011 at pm:35 pm

    tomara qe naum seja aprovada , purisso qe o brasil naum vai pra ffrente

  • Ana Paula  On maio 16, 2011 at pm:51 pm

    Fala sério né.. isso é a mais pura idiotisse do governo. Eu faço supletivo, tenho 17 anos e já estou me formando mes que vem. Só o que me faltava era isso virar lei, e eu ter que perder mais um ano. Fiz o supletivo porque eu repeti de ano. Acho muito errado querem tirar os menores da sala de aula. É um colégio como outro qualquer.

  • Ingridi  On janeiro 21, 2011 at pm:23 pm

    Ola a todos , gente aonde vamos parar ? não permitir que um menor recupere os anos perdidos . O supletivo é uma porta aberta pra todos que perderam os anos escolares , invés de se preocupar com outras coisas , como menores inflatores e etc . não ta ajudando mais jovens adolescentes a largar os estudos por causa de uma Proibição . pelo Amor de Deus abre a cabeça e pare pra pensar !! NÃO APOIO E NEM MEUS PAIS !!

  • Igor  On dezembro 7, 2010 at pm:49 pm

    Essa lei é ridicula…
    Em vez de ficarem se preocupando com isso..
    porque não vão melhorar as escola deixa-lás em condições de serem frequentadas…
    Vocês são vergonhosos…Patéticos
    Mais pra que vão se importar com o povo…
    Sua mercedes está garantida né…
    Foda-se a sociedade…Ridiculo

    SUPLETIVO É PARA QUEM ESTÁ ATRASADO E PRECISAR RECUPERAR O ANO PERDIDO…PONTO NÃO TEM MISTÉRIO…

  • Vinicius Vanil  On março 4, 2010 at pm:12 pm

    essa lei e uma merda por que os outros tem mais oque fazer do que ficar na escola tenho 14 anos e quero recuperar o atraso

  • Lelê  On fevereiro 10, 2010 at am:54 am

    Oi bom dia, eu sou uma estudante de supletivo de menor e não aprovo essa lei, por que mesmo eu sendo menor de idade eu preciso terminar o estudo rápido por que terei de fazer uma prova para o Corpo de Bombeiro e eu só vou poder fazer se já tiver terminado, a minha vida depende muito desse supletivo!
    Eu gostaria que vocês pararem um pouco e pensassem como essa lei vai prejudicar muitos alunos de menor que tem o mesmo sonho do que eu, e você estão destruindo sem pensar em nós!
    “POR FAVOR, PESSEM MAIS UM POUCO SOBRE ESSA LEI E PENSE NO QUE ELA PODE FAZER DE RUIM!”

  • amanda  On janeiro 15, 2010 at am:22 am

    achu que eles nao pensaram no que eles vao causar, na opniao como a lei entrou em vigor agora dia 06/01/2010, eu nao poderei fazer o supletivo por causa dessa porcaria que fizeram, eu nao tenho tempo de ficar estudanduu isso seria uma forma de eu sair do coelgio mais rapido e claro
    traballhar mais , sabe acredito que els nao pensaram na revoluçao que irria causar com isso , minha opniao aboliar a lei , se nao milhares de jovens deixaram de estudar por conta de uma lei que nao tem fundamentos que o desenvolvimento nao crescera, que nao mudara nada so as vidas de milheres de jovens que engraçam nisso por conta de buscar um futuro melhor acredito que eles fizeram ua burrada e a unica forma de nao causar mais atrasos as alunos seriam ajuda-los nao desmotiva-los a nao fazer mais escola com o tempo milhares deles desistiram por conta de uma lei que nao nos tras beneficio nenhum. nem no presente nem no futuro, espero que a lei nao mude pois ja me disseram que a lei mudara pra os 21 anos se a lei mudar milhares de jovens estaram ferrados
    muitos obrigada e gostariam que lescem fazeram muita diferença e se os jovens que lerem isso e para os jovens que quizerm me ajudar a buscar uma forma representates verem oq fizeram me add no msn
    mandinha_gatabakana_rock@hotmail.com
    obrigada e espero por vcs

  • Damares  On dezembro 17, 2009 at am:25 am

    Boa Tarde. Mais essa lei vai ser uma porcaria, poís muitos alunos menores de idade procuram o supletivo por falta de tempo de estudar, por que na maioria das vezez trabalham. E as vezes querem ingressar logo em uma faculdade quer dizer que terão que ficar atrasados por causa dessa porcaria de lei. É melhor eles pesquizarem melhor o que estes alunos pensam poís é o futuro de milhões de estudantes que eles estão falando.

  • xinha  On outubro 22, 2009 at pm:00 pm

    isso e uma fuleragem
    com nos estudantes.
    que porcaria de lei e
    essa?
    voces n ve o lado das outras pessoas
    q precisan estudar,principalmente
    os menores de idades.
    eu n apoio! .!.

  • léo  On junho 25, 2009 at pm:59 pm

    Eu frequento supletivo,se essa lei for aprovada vo fica 6 meses parado sem estuda??Bem agora que me motivei aos estudos eles fazem isso -.-
    “ministério da educação e cultura” Ferrando com os outros

  • charles  On maio 16, 2009 at pm:56 pm

    boa tarde eu acho que essa lei vai deixar o pessoal desmotivado que o proprio governo nao ajuda e alem disso as pessoas nao sabemn o que fazer sse vao para ou nao ate agora nao sabemos de nada e espero que eles espliquem como que issso vai ser ne…..

  • Daiane  On maio 7, 2009 at am:37 am

    Bom dia, acredito que essa lei deveria ser pra quem está procurando entrar no supleivo agora, se isso acontecer com os menor que já estão estudando se eles tiverem que para as aulas e depois voltar, irá desmotiva-los e poderá acontecer abando da escola, o número de pessoas sem escolaridade, educação vai aumentar ainda, eles podem se acomorarem e não vão querer mais voltar, a maoria que faz o supletivo é por não ter tido tempo de estudar por causa de tranalho e outras situações. O supletivo veio pra ajudar essas pessoas, falar que eles não poderam estudar é jogar um balde de aguá fria para aqueles que realmente que estudar, pendecem bem, muitas pessoas precisam terminar os estudos. Lugar de Adolecente é na escola.
    Obrigada

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.462 outros seguidores

