FGTS: conta inativa deve ter correção


Não é só quem tinha saldo em poupança entre 1989 e 1991 que ainda tem direito às correções dos planos econômicos Verão e Collor 1. Trabalhadores com saldo em contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia do Tempo (FGTS) naquela época também podem exigir na Justiça seus direitos.

A correção para o Plano Verão – referente aos saldos existentes em dezembro de 1988 – é de 16,65% e pode ser pedida até 31 de dezembro. Já para o Plano Collor 1, a atualização monetária é de 44,80% sobre o saldo existente em abril de 1990. O prazo para entrar com ação vai até 30 de abril de 2010.

- Quem já sacou o FGTS para comprar casa, por exemplo, tem direito a correção desde que em dezembro de 1988 ou em abril de 1990 tivesse algum saldo no Fundo – diz a advogada Renata do Carmo

Ferreira.

Para dar entrada na ação, segundo Renata, o trabalhador deve pedir os extratos analíticos do FGTS nos bancos onde os depósitos foram feitos na época. Se o banco foi vendido, o extrato deve ser pedido na instituição em que o comprou. Caso isso não seja possível, é preciso ir à Caixa.

Acordo fechado

Segundo a Caixa, os donos de 32,2 milhões de contas de FGTS que tinham direito a correção aceitaram o acordo do Governo, sem decisão judicial, e receberam um total de R$ 39,4 bilhões até 2007. Ainda tramitam na Justiça outras 300 mil ações, cujo valor chega a R$ 15 bilhões.

Vale ressaltar que o Supremo Tribunal Federal (STF) aplicou no último dia 8 uma regra que impede que a Caixa seja obrigada a pagar correções dos planos sobre o FGTS nos casos em que o banco já fez acordo prévio com o cliente.

Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • givaldo aquino pereira  On fevereiro 14, 2014 at am:10 am

    Bom dia a todos eu trabalho desde 1998 até hoje como é que faço pra ver se tenho algo pra receber de resíduo de FGTS.

  • Cauby de mesquita machado  On janeiro 16, 2014 at am:51 am

    Bom dia trabalhei no pereido de 1991a2oo2 em uma empresa gostaria se a algum saudo de fgts

  • Sirlei Ambrosio  On janeiro 15, 2014 at am:53 am

    trabalhei em 79 em 80 a 85 gostaria de saber se tenho direito a conta inativa

  • gerson luiz dos santos  On dezembro 10, 2013 at pm:10 pm

    gerson luiz gostaria de saber se tenho direito a esta correçao, pois eu era servidor publico estadual ate setembro de 1990, recebi um valor e em 31/07/2003, fiz acordo para receber em parcelas um outro valor que tinha direito. Teria direito a esta nova correçao?

  • vania macedo de oliveira  On novembro 8, 2013 at am:53 am

    gostaria de saber se tenho direito no fgts de 1998.

  • vania macedo de oliveira  On novembro 8, 2013 at am:51 am

    trabalhei em1998 tenho algum direito no fgts

  • rafaela  On novembro 1, 2013 at pm:18 pm

    Boa tarde!
    Queria saber como pedi conta no mes de experiencia se tenho o direito de receber o regjuste do fundo de garantia?
    Obrigada

  • carina  On outubro 18, 2012 at am:01 am

    trabalhei em1999 tenho direito a correcao

  • benedita franco  On janeiro 31, 2012 at am:47 am

    eu nasci em 1945 ,trabalhei de 01 6\1984\a 257\1993 em varias firmas, quero saber si tenho direito na conta inativa do plano collor verao,meu nome e benedita franco , moro em rio das pedras sp

  • ABEL PEREIRA DA SILVA  On março 10, 2011 at pm:25 pm

    tenho varias contas inativas ja pedi informaçôes a caixa e nâo obitive resposta.

  • cauby de mesquita machado  On janeiro 17, 2011 at am:22 am

    bom dia gostria de saber se tenho resido pois foi funcionario da antiga cobal perido de 1982a1990

  • Jorge Batista da Gama  On outubro 29, 2010 at am:42 am

    sou funcionario do antigo fsesp hoje funasa dese o ano de agosto de 1979 quero saber se tenho algumresidio do meu fgts que os fenandos da vida nos tomou

  • leandro de oliveira  On julho 3, 2010 at pm:16 pm

    Quero saber como eu faço para conseguir retirar o residuo do fundo de garantia da minha conta inativa pois sempre que eu retiro o extrato consta um valor da antiga empresa que trabalhei entre 1997 a 2004.

  • Babi.R  On julho 2, 2010 at pm:16 pm

    fui admitida numa empresa em 1987 e demitida em1991,gostaria de saber como faço para receber o rajuste do plano verão e collor I,não recebi nada ainda e nem entrei na justiça,no banco me falaram que tenho um valor para receber.por favor me respondam me oriente que devo fazer.pois estou precisando muito desse valor.

  • claudio livivo borges  On junho 24, 2010 at pm:49 pm

    gostaria de saber como receber um fgts de uma empresa que trabalhei em 1986 por nome de racimec industria mecanica hoje atualmente chama racidata. como posso receber sou aposentado por tempo de serviço

  • LUIS AUGUSTO F.QUEIROZ  On junho 11, 2010 at pm:05 pm

    ESTOU COM FUNDO DE GARANTIA Á RECEBER NA CAIXA, SÓ QUE FUI INFORMADO QUE TEREI QUE IR NA JUSTIÇA PARA RECEBE-LO. O QUE DEVO FAZERR?

  • neli pires  On abril 9, 2010 at pm:23 pm

    trabalhei pelo Regime CLT de maio de 1982 `1983, recebi um salário referente a êsse regime, passando à ser estatutária, não coloquei nada em justiça , portanto gostaria de saber se ainda tenho direito à restituição.

    • Nely  On outubro 19, 2012 at am:26 am

      Quero uma informação, se possível, quanto a quem trabalhou, nos anos 1982 à 1986, pelo Regime CLT, sendo promovido para o regime Estatutário, só que após ser promovido recebeu uma quantia em dinheiro pago pelo Banco Paraiban, será que existe saldo nessa situação?

  • Ricardo Augusto Garcia  On março 22, 2010 at pm:12 pm

    Trabalhei no Banerj de 1975 a 1998. Saquei o FGTS em 1998 quando fui demitido. Não entrei na justiça. A Caixa Econômica Federal está pagando essa diferença ou preciso entrar na justiça para receber essa diferença?

    Atenciosamente,

    RICARDO AUGUSTO GARCIA

  • Katiucha Fernanda de Sousa  On março 15, 2010 at am:52 am

    Bom Dia
    Gostaria de opter maiores informações sobre quem tem direito a correção do fundo de garantia, pois meu pai faleu no ano de 95 e hj minha mãe é pensionista.

  • Sandra  On fevereiro 18, 2010 at am:59 am

    Trabalhei numa empresa de jan/86 ‘a maio/2008…tenho direito ‘a este reajuste? Como faco ? Fico no aguardo de uma resposta. Grata Sandra

  • Luiz G. Filho  On janeiro 28, 2010 at pm:59 pm

    Gostaria de saber se esta restituição é válida para os aposentados e pensionistas. tendo em vista que minha mãe é uma aposentada, ela entrou na PCR em 1964. obrigado. aguardo resposta.

  • IVAN JACINTO CORREA  On outubro 20, 2009 at am:20 am

    Gostaria de saber FUI admitido no dia 1988 e sai 1989 , e entrei em outra epresa 1991 e sai em 2003
    tenho direito nesse reajuste do plano Verão e Collor I, como ele deve fazer para receber esse dinheiro….

  • IVAN JACINTO CORREA  On outubro 20, 2009 at am:10 am

    QUERO SABER SE POSSO DAR ENTRADA NA CONTA INATIVA PELA INTERNET
    E COMO FAÇO PARA DAR ENTRADA

  • vanda da silva marqaues vieira  On julho 1, 2009 at pm:43 pm

    gostaria de saber como vai o andamento do processo numero 200935009163214 pois dei entrada para receber diferença de FGTS plano Collor com uma Advogada em Goiania, o nome dela é Laurinda e estou precisando saber alguma coisa.
    obrigada.

  • Nereide  On junho 18, 2009 at pm:47 pm

    Retificando julho de 1989 a 1991

  • Nereide  On junho 18, 2009 at pm:46 pm

    Eu trabalhei registrada de julho de 1989 a fevereiro de 2001, meu fgts era depositado no banco itau, gostaria de saber se tenho direito ha alguma coisa pois me recordo q ganhava 5 salarios minimos e mais comissão e quando fui dispensada sem justa causa o dinheiro q peguei não dava nem pra comprar uma calça, me disseram q o dinheiro do fgts ficou retido por causas dos planos economicos malucos da epoca. Vcs poderiam me ajudar?obrigado

  • C.R.lins  On abril 22, 2009 at pm:00 pm

    Quero saber se tenho direito de sacar o fgts da empresa em que eu trabalhei por um ano, e pedi para sair p outra eu posso sacar e como
    nesse caso.

  • Anônimo  On abril 22, 2009 at pm:53 pm

    Pedi sa contas na enpresa em q eu trabalhava para ir trabalhar em outra ha dois anos quero saber se posso sacar o fgts da anterior q ficou retido.

  • cristovao braga tabosa  On março 30, 2009 at pm:37 pm

    pedi as conta do trabalha,e estou mais de 2anos desempregado como faço para receber o FGTS,desta espresa que sai.OBS.a espresa não existe mais.

  • luzia  On fevereiro 2, 2009 at am:03 am

    trabalhei em duas empresas dois anos em uma tres em outra não recebi o fgts de nenhuma delas foi em 1978 eu tenho algum direito e como faço para dar entrada.Obrigada

  • ROZANE  On janeiro 9, 2009 at pm:08 pm

    quero saber se tenho direito no meu bonos salarial do pis

  • JOAO CAMPOS  On janeiro 9, 2009 at pm:04 pm

    QUE SABER SE POSSO DAR ENTRADA NA CONTA INATIVA PELA INTERNET
    E COMO FAÇO PARA DAR ENTRADA

  • meireabezerra@hotmail.com  On outubro 11, 2008 at pm:25 pm

    trablhei dez mes em 1982 e numca pequei meu fgts ainda tenho direito de receber

  • michele  On setembro 2, 2008 at pm:49 pm

    Gostaria de saber meu irmão Orlando foi admitido no dia 19/074/1982 e demitido no dia 13/02/1992, desde então ele não saca o valor do fundo de garantia dessa empresa (conta inativa).
    Ele tem direito nesse reajuste do plano Verão e Collor I, como ele deve fazer para receber esse dinheiro….
    Ele esta desempregado e necessita desse dinheiro.

    Atenciosamente
    Michele

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 2.462 outros seguidores

